Responsabilidade com os mineiros

 

De 2015 a 2018, a Assembleia Legislativa enfrentou os principais desafios de Minas Gerais com responsabilidade. Trabalhou para o equilíbrio fiscal, reduziu gastos, incorporou nas ações do Estado a agenda popular e inovou para garantir a participação do cidadão no dia a dia do Parlamento.

O trabalho continua em 2019 com o mesmo compromisso: enfrentar os desafios com responsabilidade e diálogo.

 

Saiba mais sobre a atuação da ALMG

 

Destaques

Cortar gastos

Fiscalização

Quando a Assembleia fiscaliza o governo estadual, o dinheiro público é melhor usado e faz a diferença na vida dos mineiros.

Acertar as contas

Enfrentamento à pandemia

A ALMG tomou à frente na defesa dos mineiros durante a pandemia. Veja iniciativas como auxílio emergencial e apoio às vacinas na linha do tempo.

Inovar

Direcionamento

Ser reconhecida como o poder do cidadão, em sintonia com as transformações sociais, na construção de uma sociedade melhor. Começa o Ciclo 2020-2030 do Direcionamento Estratégico.

Planejar

Sempre Vivas

Celebração do Dia Internacional da Mulher, anualmente. Organização da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher em parceria com diversas entidades.



Linha do Tempo - 2015 a 2018

Outros temas

A Assembleia promoveu eventos para discutir os direitos das mulheres e das pessoas com deficiência, as cadeias produtivas da agropecuária, a crise hídrica e a proteção aos animais. Além disso, o Parlamento mineiro desempenha papel fundamental na mediação entre os servidores da educação e o Poder Executivo e na defesa da cultura de Minas. Participação e formação política também marcaram as atividades na ALMG.


Veja todas as ações:


Deputado Felipe Attiê (PTB) analisa a 18ª legislatura

O deputado Felipe Attiê, que é especialista em finanças públicas, fala da crise fiscal em Minas e no país. Attiê destaca a queda do PIB estadual em 4% já em 2015. Segundo ele, isso derrubou as receitas públicas, ao mesmo tempo em que as despesas continuaram a crescer.O parlamentar também critica o desvio de 5 bilhões de reais de depósitos judiciais, destinados a pagar ações na Justiça, para quitar dívidas do governo Fernando Pimentel, ainda no início da administração do Estado. O deputado avalia, ainda, que Minas Gerais está em situação de calamidade hoje, com 14 bilhões de reais em débitos reconhecidos pelo próprio Executivo e 35 milhões de reais em restos a pagar. Um endividamento que, segundo ele, ficará para o próximo ocupante do Palácio da Liberdade. Leia mais

17:00
Veja um balanço da 18ª legislatura

O fim do período de votações marca também o término de mais uma legislatura na Assembleia. Deputados empossados quase quatro anos atrás estão fechando mais um ciclo de atividades do parlamento estadual e um pouco do que foi feito nesse período você acompanha agora. Leia mais

04:09
Deputada Geisa Teixeira (PT) analisa a 18ª Legislatura

A deputada Geisa Teixeira destaca projetos de lei, recentemente aprovados pelo Plenário, sobre o combate à violência obstétrica em Minas. Ela ressalta a importância de debates pelo interior do Estado e da participação da população nas discussões do Parlamento. Uma das audiências públicas avaliadas foi a que debateu um impasse quanto ao uso das margens do Lago de Furnas, em Capitólio, no Sul de Minas. A deputada ainda analisa avanços da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e a crise fiscal no Estado e no País. Leia mais

10:27