Notícias
De
Até
Primeiro turno da eleição municipal acontece no dia 15 de novembro - Arquivo ALMG
Primeiro turno da eleição municipal acontece no dia 15 de novembro - Arquivo ALMG - Foto: Guilherme Dardanhan

Nove parlamentares da ALMG disputam eleições em 2020

As três deputadas e seis deputados registraram suas candidaturas às prefeituras da Capital e de outros cinco municípios.

Entre os atuais parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), três deputadas e seis deputados disputarão as eleições municipais de 2020, todos visando o cargo de prefeita ou prefeito. O prazo para o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral venceu no último sábado (26/9/20).

Os nove candidatos representam 11,68% dos 77 parlamentares estaduais. Nem todos, no entanto, poderão ser eleitos, uma vez que alguns disputam o mesmo cargo nos municípios de Belo Horizonte e Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Os demais parlamentares da lista são candidatos em Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte de Minas), Uberaba (Triângulo) e Sete Lagoas (Região Central).

Deputados estaduais que disputam as eleições municipais de 2020

Município

Candidato

Partido

 Belo Horizonte

Bruno Engler

PRTB

João Vítor Xavier

Cidadania

Professor Wendel Mesquita

Solidariedade

 Contagem

Marília Campos

PT

Professor Irineu

PSL

Juiz de Fora

Delegada Sheila

PSL

Montes Claros

Leninha

PT

Uberaba

Delegado Heli Grilo

PSL

Sete Lagoas

Douglas Melo

MDB

Entre os candidatos, seis estão em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa: Bruno Engler (PRTB), Delegada Sheila (PSL), Delegado Heli Grilo (PSL), Leninha (PT), Professor Irineu (PSL) e Professor Wendel Mesquita (Solidariedade).

Douglas Melo (MDB) está em seu segundo mandato na ALMG, enquanto que a deputada Marília Campos (PT) e o deputado João Vítor Xavier (Cidadania) exercem seu terceiro mandato no Parlamento mineiro.

Sete dos candidatos também já exerceram a função de vereador nos mesmos municípios em que disputam agora o cargo de prefeito. É o caso das deputadas Delegada Sheila (Juiz de Fora) e Marília Campos (Contagem), e dos deputados Delegado Heli Grilo (Uberaba), Douglas Melo (Sete Lagoas), João Vítor Xavier (Belo Horizonte), Professor Irineu (Contagem) e Professor Wendel Mesquita (Belo Horizonte).

A deputada Marília Campos é a única que já exerceu o cargo de chefe do Executivo municipal, tendo sido eleita prefeita de Contagem em 2004 e reeleita em 2008.

O período de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão ocorrerá entre 9 de outubro e 12 de novembro. O primeiro turno eleitoral será em 15 de novembro.