Notícias
De
Até
Campanha reforça a importância do voto
Os presidentes da ALMG, deputado Agostinho Patrus, e do TRE, desembargador Alexandre Victor de Carvalho, assinaram termo de cooperação nesta quinta (15) - Foto: Willian Dias
Já pensou que o seu voto ajuda a mudar uma realidade?
Entrevista coletiva dos presidentes da ALMG e do TRE

ALMG e TRE firmam parceria para estimular o voto

Ação tem como objetivo conscientizar população sobre a importância das eleições, mesmo no contexto da pandemia.

Com o objetivo de estimular a população a ir às urnas para as eleições deste ano, que vão se realizar no próximo mês, ainda no contexto da pandemia de Covid-19, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) firmaram parceria, na manhã desta quinta-feira (15/10/20).

O presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), e o presidente do TRE, desembargador Alexandre Victor de Carvalho, assinaram um termo de cooperação, em cerimônia no Salão Nobre. O objetivo é promover uma campanha de caráter educativo, informativo e de orientação social quanto à importância do voto, além de estimular o comparecimento às urnas nas eleições municipais, consideradas as devidas medidas de segurança adotadas pela Justiça Eleitoral.

Na solenidade, o presidente da ALMG enfatizou que é desafiador o momento em que as próximas eleições vão ocorrer, por conta da pandemia, e também abordou a importância do voto. “As eleições são o ponto máximo da soberania popular. A conquista desse direito se deu de forma árdua e sua manutenção e ampliação são de salutar importância para o aperfeiçoamento da democracia”, disse, acrescentando que as eleições são um instrumento de promoção da mudança política e social.

Ele se disse preocupado com os números de abstenção das últimas eleições. Como exemplo, citou que, em 2018, 20,3% dos eleitores do País não votaram, o maior percentual dos últimos 22 anos. Essa porcentagem corresponde a quase 30 milhões de eleitores brasileiros que não foram às urnas. Na opinião de Agostinho Patrus, esse dado também justifica a parceria com o TRE-MG e a necessidade de se realizar uma campanha estadual de incentivo ao voto.

TRE une esforços para garantir estrutura para as eleições

O presidente do TRE-MG salientou que a data de assinatura do termo de cooperação é simbólica, uma vez que falta exatamente um mês para o primeiro turno das eleições. Uma das iniciativas para garantir a estrutura necessária às eleições deste ano foi a criação do projeto Parceiros da Democracia, ao qual a ALMG também vai aderir, para fazer frente à situação adversa trazida pelo coronavírus. Já fazem parte dessa iniciativa o Governo de Minas, a Cemig, o Tribunal de Justiça e o Tribunal Regional do Trabalho, além da Justiça Federal.

O desembargador Alexandre Victor relatou que 96 caminhões rodaram mais de 70 mil quilômetros no Estado para entregar materiais necessários ao pleito. Além das urnas eletrônicas, também foram distribuídas máscaras, protetores faciais de acrílico, álcool e adesivos para marcação de filas.

O presidente do TRE-MG também lembrou que o uso de máscara é obrigatório nas eleições e orientou que cada eleitor vá sozinho e leve sua caneta no dia do pleito para assinar o caderno de votação e, ainda, que respeite o distanciamento social. “Faço um pedido para que cada um dos 16 milhões de eleitores mineiros vote. A democracia agradece e a sua saúde estará protegida”, declarou.