Notícias
De
Até
Participam do evento coordenadores do PJ Minas e estudantes de diferentes regiões do Estado
Participam do evento coordenadores do PJ Minas e estudantes de diferentes regiões do Estado - Foto: Reprodução

Jovens discutem seu papel nas eleições

Escola do Legislativo realiza mais um encontro virtual, nesta quinta (12), como parte da campanha Seu Voto Importa.

Nesta quinta-feira (12/11/20), jovens de todo o Estado terão oportunidade de discutir um pouco mais sobre política e eleições municipais, num cenário em que a desinformação e as fake news podem desmotivar a população a exercer seu direito ao voto. A partir das 18 horas, será realizado mais um encontro em formato de live, no canal da Escola do Legislativo no YouTube, aberto à participação de todos, por meio do chat da reunião.

Desde o mês de outubro, após firmar parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-MG), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vem desenvolvendo uma série de ações para estimular a reflexão da sociedade sobre a importância de cada cidadão comparecer às urnas, uma vez que o voto é ferramenta de transformação social.

A determinação do Legislativo mineiro em promover a formação cidadã e a participação política, no entanto, vem de longa data. Há 17 anos, por meio da Escola do Legislativo, a Assembleia realiza anualmente o programa Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), voltado para os jovens do ensino médio, em parceria com as câmaras municipais mineiras e a PUC Minas.

Coordenadores regionais do PJ Minas 2020, jovens ex-participantes do projeto e estudantes que estão na edição deste ano são os convidados da live, que terá o professor da Escola do Legislativo Ricardo Moreira Martins como mediador. Entre outras questões, os participantes poderão discutir formas de se escolher um bom candidato, peculiaridades da política em seu município e meios de acompanhar os mandatos, após as eleições.

Voto e cidadania - A primeira das três lives foi no dia 29 de outubro com o tema "O voto e a cidadania no Brasil". O evento refletiu sobre a história da democracia representativa na política moderna e discutiu o voto em diferentes sistemas eleitorais e seus impactos. No dia 5 de novembro, na segunda live, foram abordadas as competências municipais; o papel do voto para a promoção do desenvolvimento local; a importância do voto para vereador; e a cidade como um espaço mais acessível para uma atuação mais cidadã.