Notícias
De
Até
Equipes presenciais e remotas vão garantir eficiência na cobertura, e especialistas farão a análise das disputas no interior e na Capital
Equipes presenciais e remotas vão garantir eficiência na cobertura, e especialistas farão a análise das disputas no interior e na Capital - Foto: Daniel Protzner
Equipes usarão máscaras e camisetas alusivas à campanha Vote, do TRE
Equipes usarão máscaras e camisetas alusivas à campanha Vote, do TRE - Foto: Daniel Protzner
- Atualizado 13/11/2020 18:11

TV Assembleia terá análise regionalizada das eleições

Mudanças impostas pela pandemia da Covid-19 na estética televisiva viabilizaram participação remota de especialistas.

A cobertura das eleições municipais de 2020 pela TV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) terá análises regionalizadas, feitas por jornalistas e cientistas políticos. A novidade vem no contexto das mudanças geradas pela pandemia da Covid-19, entre as quais a naturalização das imagens transmitidas via celular.

“A ampliação da análise sobre as disputas eleitorais no interior é uma riqueza que surgiu com a pandemia, mas que veio pra ficar. A imagem de celular já não é um problema. Então poderemos ter participação remota de todo o Estado na TV Assembleia”, detalha Patrícia Porto, gerente-geral da emissora.

Já estão confirmados, por exemplo, especialistas de Juiz de Fora (Mata), Montes Claros (Norte), Viçosa (Mata), Uberlândia (Triângulo) e Governador Valadares (Rio Doce).

Analistas de Belo Horizonte que estão fora da Capital também poderão participar, assim como cientistas políticos de outros estados. A reunião de tantas pessoas em um dia de votação seria inviável, ainda mais em meio a uma pandemia.

Primeiro turno – No primeiro turno, de acordo com Patrícia Porto, o foco da cobertura será em Belo Horizonte, em função do número recorde de candidatos a prefeito da Capital. O objetivo é acompanhar a maior parte desses candidatos na manhã do dia 15 de novembro, data das eleições. À tarde, as equipes farão um apanhado da votação na Região Metropolitana de BH, em Ribeirão das Neves, Contagem e Betim.

no segundo turno, marcado para 29 de novembro, a cobertura será ampliada para os municípios nos quais a disputa permanecer em aberto. Além de Belo Horizonte, outras oito cidades mineiras podem ter essa confirmação nas urnas.

Também em função da pandemia, de acordo com Patrícia Porto, foram tomados vários cuidados para receber as equipes que vão trabalhar presencialmente, como higienização dos postos de trabalho, limitação do número de pessoas por ambiente, entrevistas feitas pelo Zoom e uso de equipamentos de proteção individual.

Parte do trabalho também continuará a ser feita de forma remota. A equipe estará presencialmente nas ruas apenas onde for indispensável, usando smartphones e mochilink para os flashes e transmissões ao vivo.

Vote – Uma novidade deste ano é que, em vez do tradicional uniforme, as equipes usarão máscaras e camisetas alusivas à campanha Vote, desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), em parceria com a Assembleia de Minas. E todos os conteúdos da TV e da Rádio Assembleia serão disponibilizados também no hotsite das Eleições 2020, no Portal da ALMG.

Programação será intensa no domingo de votação

As transmissões no domingo, dia 15, começam às 7 horas da manhã, com o pronunciamento do presidente do TRE e com flashes ao vivo feitos em pontos de votação e no próprio Tribunal Eleitoral. A partir das 8 horas, o telespectador poderá acompanhar também o voto de candidatos e a análise de jornalistas e cientistas políticos.

Já à tarde, das 14 às 17 horas, duas edições do programa Panorama abordarão questões municipais com os temas exclusão digital e pandemia e saneamento básico. E uma edição do Geração, voltado para o público jovem, falará sobre redes sociais e eleições, políticas públicas e, ainda, polarização direita/esquerda.

"Retornamos também com uma experiência que deu certo, que são boletins de rádio ao vivo com informações de emissoras parceiras da Agência de Rádio da Assembleia no interior, o que nos permitirá o acompanhamento da situação em várias cidades mineiras", salienta Patrícia Porto.

Ao final do horário de votação, a partir das 17 horas, o Boletim das Eleições trará, ao vivo, a divulgação e a análise dos resultados em 135 cidades mineiras, novamente com a participação de cientistas políticos e jornalistas especializados.

Parcerias – Neste ano, a TV Assembleia terá uma parceria com a Rádio Itatiaia para cobertura conjunta e troca de conteúdos. A emissora de rádio vai fazer uso do aplicativo de apuração de dados exclusivo da TV Assembleia em suas lives no YouTube. E a repórter Edilene Lopes, da Itatiaia, entrará ao vivo na TV pela manhã e à noite, com análise de dados e informações coletadas durante entrevistas.

O aplicativo de apuração foi desenvolvido pela Gerência-Geral de Tecnologia da Informação da ALMG para garantir uma estética adequada à divulgação de resultados pela TV. Em uma tela touch screen, serão exibidos os resultados dos 50 principais municípios mineiros e de todas as capitais do País.

O sistema também permite o cruzamento de dados pré-definidos, como o número de prefeituras conquistadas por cada partido e a comparação com as eleições de 2016. O aplicativo usa os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Outra parceria será feita com TV Record, Band News e Rádio Super/O Tempo. Jornalistas dessas emissoras estarão na programação da TV Assembleia, em um painel que vai analisar a corrida eleitoral, a partir das 14 horas.

Já na segunda-feira (16), a repercussão dos resultados também estará na programação da TV, com uma nova edição do Boletim das Eleições, ao vivo, e a análise de especialistas.

O trabalho da TV Assembleia em torno das eleições municipais começou em agosto, com o planejamento da cobertura, a adoção de medidas de segurança, a realização de obras de infra-estrutura e a preparação das equipes para a divulgação das campanhas eleitorais e da propaganda obrigatória de TV. Presidentes de partidos e candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte também foram entrevistados pela emissora.