Notícias
De
Até
Para a primeira sintonia do canal, o telespectador deve fazer a busca automática no seu televisor digital
Para a primeira sintonia do canal, o telespectador deve fazer a busca automática no seu televisor digital - Foto: Guilherme Dardanhan
- Atualizado 09/11/2017 14:16

TV Assembleia passa a transmitir somente com sinal digital

Com desligamento do sinal analógico nesta quarta-feira (8), emissora será sintonizada pelo canal 35.1.

A partir desta quarta-feira (8/11/17), a TV Assembleia passa a transmitir toda a sua programação somente pelo sistema digital. Nessa data, o sinal de TV analógico será desativado em Belo Horizonte e Região Metropolitana, a exemplo do que já ocorreu em capitais como São Paulo, Recife e Brasília.

Com a mudança, as atividades da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) poderão ser acompanhadas com qualidade ainda maior de som e imagem. A TV Assembleia passará a transmitir pelo canal digital 35.1, atendendo à determinação do governo federal.

Para a primeira sintonia do canal, o telespectador deve fazer a busca automática no seu televisor digital. Se o aparelho não processa diretamente o sinal digital, a busca deverá ser realizada no conversor externo, o chamado “set-top box”.

Benefícios - A transmissão digital propicia muitos benefícios aos telespectadores, especialmente a melhoria na qualidade do som e da imagem. O sinal digital elimina os chamados "chuviscos" e "fantasmas" da imagem e possibilita a transmissão em até seis canais de áudio simultâneos.

Outro ganho é que o sinal pode também ser recebido em telefones celulares com receptor de TV. A televisão passa a ter recursos de interatividade, com o telespectador tendo mais opções por meio do controle remoto, além de recursos de legenda oculta (closed caption), audiodescrição, atualização remota de receptores e avisos de emergência.

Adaptação - Desde que o sinal digital passou a operar no Brasil, os aparelhos de TV têm sido fabricados com adaptadores para essa tecnologia, mas quem não adquiriu esses produtos ou não pode descartar os equipamentos antigos que operam apenas pelo sinal analógico precisa se adequar.

Será necessário adquirir um conversor digital, encontrado no mercado por cerca de R$ 110, e uma antena externa apropriada, comercializada nas lojas especializadas de produtos eletrônicos por R$ 40 em média.

A instalação é simples e demanda cabos para conexão com a antena, com o aparelho de TV e com a rede elétrica. Para beneficiários de programas sociais do governo federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica, a Portaria 3.493, de 2016, garante a distribuição gratuita do kit digital (conversores, cabos e antenas).