Notícias
De
Até
Cobertura teve como novidade a análise, em um estúdio web, da repercussão das eleições nas redes sociais
Cobertura teve como novidade a análise, em um estúdio web, da repercussão das eleições nas redes sociais - Foto: Flávia Bernardo

TV Assembleia se torna referência na cobertura eleitoral

Cerca de 170 profissionais trabalharam neste domingo (7) para oferecer informações atualizadas sobre o pleito.

Durante uma programação ao vivo de seis horas seguidas no domingo (7/10/18), a TV Assembleia se consolidou como referência na divulgação de informações sobre as eleições. Cerca de 170 servidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se envolveram na cobertura que teve como novidade a análise, em um estúdio web, da repercussão do pleito nas redes sociais.

Além disso, enquanto a maioria das emissoras focava na disputa pelos cargos de presidente e governadores, as análises da TV Assembleia deram mais ênfase à disputa dos cargos do Poder Legislativo estadual.

Desde o início do domingo, foram exibidos ao vivo flashes de repórteres sobre os preparativos para o início das votações, as movimentações das ruas e as votações dos candidatos a governador a partir das 7h50. Ainda pela manhã, foi veiculada uma edição especial do programa Sala de Imprensa, que repercutiu a cobertura das eleições pela mídia.

À tarde, foram veiculados boletins sobre fatos ocorridos nas votações em todas as regiões do Estado, apurados com as rádios parceiras. Especialistas e professores universitários estiveram no estúdio da TV Assembleia analisando o dia de votação, a campanha e os primeiros resultados da apuração. Entre eles, Carlos Ranulfo Felix de Melo e Adriano Cerqueira.

O resultado dos 77 deputados estaduais e federais matematicamente eleitos foi divulgado durante a programação. Isso foi possível por meio de uma aplicação de acompanhamento da apuração desenvolvida, com exclusividade, pela Gerência-Geral de Tecnologia da Informação (GTI) da ALMG e baseada nas informações oferecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

O titular da Diretoria de Comunicação Institucional (DCI), José Geraldo de Oliveira Prado, ressalta a importância do trabalho jornalístico desenvolvido na instituição em função do pleito. “É uma oportunidade de olhar para o Parlamento mineiro. A Assembleia renasce a cada quatro anos. O resultado da eleição mostra o desenho que a ALMG terá na próxima legislatura e quais serão as agendas prioritárias”, enfatiza. 

Eleições pautam emissora desde abril

O conteúdo especial voltado paras as eleições de 2018 começou a ser veiculado na emissora a partir de abril. Foram debatidas questões que permeiam a realidade brasileira, discutidas à luz do que preceitua a Constituição Federal, que completou 30 anos. Assuntos como a campanha eleitoral e os desafios que o País enfrenta estiveram em pauta.

Na última sexta (5), a temática das eleições foi intensificada na programação da TV Assembleia, que trouxe programas e entrevistas com enfoque no alcance social, político e histórico da “Constituição cidadã”.

No sábado (6), a emissora focou no registro dos últimos atos de campanha dos candidatos, nos preparativos da Justiça Federal e nas orientações para o eleitor. Boletins e flashes ao vivo registraram os principais fatos do dia. Além disso, o programa Mundo Político abordou o noticiário político referente ao Estado e ao País.

Divulgação - Outra inovação foi a transmissão ao vivo da programação da TV pela fanpage da Assembleia no Facebook. Além disso, a programação especial foi replicada pelas TV’s das Câmaras Municipais de Passos, Lavras e Pouso Alegre (Sul de Minas), Montes Claros (Norte de Minas), Uberlândia (Triângulo mineiro) e Juiz de Fora (Zona da Mata), além das 103 retransmissoras.

Resultado - A programação contemplou, na manhã desta segunda (8), a participação de especialistas que analisaram em estúdio o resultado das eleições. Além disso, a partir desta data, a TV Assembleia entrevista deputados eleitos e reeleitos.