Notícias
De
Até
Na reunião ainda foi aprovado pedido para discutir os projetos de trens turísticos
Na reunião ainda foi aprovado pedido para discutir os projetos de trens turísticos - Foto: Guilherme Bergamini

Comissão quer discutir transporte ferroviário com equipe de transição

Requerimento para se reunir com representantes do governador eleito, Romeu Zema, foi aprovado nesta quarta (7).

A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quarta-feira (7/1/18), requerimento de audiência pública para debater com a equipe de transição do governo eleito o desenvolvimento do transporte ferroviário no Estado. O presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB), e os deputados Glaycon Franco (PV) e Gustavo Valadares (PSDB) assinam a proposição.

No último dia 1º, o candidato eleito ao governo de Minas, Romeu Zema (Novo), enviou ao governador Fernando Pimentel lista com os nomes da chamada “comissão de transição”, conforme determina a Lei 19.434, de 2011, que estabelece as condições dessa transferência. O objetivo da norma é garantir que a administração vigente passe à seguinte as informações e os dados necessários à gestão do Estado.

Também na reunião, foi aprovado pedido para discutir os projetos de trens turísticos no âmbito do Estado. As propostas dizem respeito à implementação de trens nos seguintes trajetos: Belo Horizonte/Inhotim; Cataguases/Além Paraíba/Três Rios (Trem Rio- Minas) e Lavras/Três Corações/Varginha (Expresso do Rei).

Audiência pública para discutir o relatório final da comissão também foi aprovada. As duas últimas reuniões foram solicitadas pelos mesmos parlamentares. A comissão aprovou ainda relatório de visita realizada a Governador Valadares para participar de reunião da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Emendas – Requerimento para que sejam apresentadas emendas ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2016-2019, para o exercício de 2019, para a criação de ação denominada "Ferrovias Mineiras", foi aprovado. A finalidade é viabilizar investimentos na ampliação da malha ferroviária no Estado.

Consulte o resultado da reunião.