Notícias
De
Até
Debate com representantes da saúde busca alternativas para ampliar investimentos e financiar prioridades do setor - Arquivo ALMG
Debate com representantes da saúde busca alternativas para ampliar investimentos e financiar prioridades do setor - Arquivo ALMG - Foto: Guilherme Bergamini
- Atualizado 09/09/2019 11:09

Saúde abre série de encontros do Movimento Sou Minas Demais

Assembleia de Minas promoverá debates setoriais com segmentos sociais visando retomada do desenvolvimento.

Um debate a respeito das carências e prioridades da área da saúde iniciará, nesta segunda-feira (9/9/19), uma série de encontros entre parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e representantes de segmentos sociais para discutir alternativas para superar a crise do Estado. A iniciativa integra o Movimento Sou Minas Demais, protagonizado pela Assembleia, para buscar a retomada do desenvolvimento econômico e social do Estado.

O encontro, solicitado pelo presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Pimenta (PDT), será comandado pelo presidente da ALMG, Agostinho Patrus (PV) e acontecerá no Salão Nobre, a partir das 15 horas. Por meio do debate com representantes da sociedade civil, a Assembleia de Minas convida a todos a contribuírem com sugestões para resolver os principais problemas do setor e aprimorar proposições que tramitam na Casa, relacionadas ao tema.

Entidades - Estão convidados a participar do encontro diversas entidades representativas do setor da saúde: Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG), sindicatos e conselhos regionais das diversas categorias que integram o setor e o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).

Completam a lista de convidados o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG), Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Minas Gerais (Feessemg), Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Associação Mineira de Epidemiologia e Controle de Infecções (Ameci), Instituto Mario Penna e o Colegiado de Secretários Executivos dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais (Cosecs-MG).

Educação será o tema do segundo encontro, nesta terça

O próximo encontro setorial desta série vai abordar os problemas e as perspectivas para a educação em Minas Gerais, também dentro da ótica propositiva de discutir alternativas para superar a crise do Estado. O evento, solicitado pela presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, deputada Beatriz Cerqueira (PT), está marcado para as 15 horas desta terça-feira (10/9/19), também no Salão Nobre da ALMG. Representantes de 46 instituições estão convidados para debater ações relacionadas ao setor.

Algumas das instituições convidadas são: Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG), Fórum Estadual de Educação de Minas Gerais (Feemg), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Seção Minas Gerais (Undime-MG), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Minas Gerais (Uncme-MG), Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, e Conselho de Alimentação Escolar.

Também foram convidados o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro), Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), Associação de Diretores das Escolas Oficiais de Minas Gerais (Adeomg), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), União Estadual dos Estudantes (UEE) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - Faculdade de Educação).