Notícias
De
Até
Rompimento de barragem afeta economia mineira
Em seu discurso, governador Zema disse que enviará projeto de reforma do Estado, que prevê medidas como corte nos gastos e venda de estatais - Foto: Daniel Protzner

Reformas pautam comemoração do Dia da Indústria 2019

Presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus, participou da solenidade realizada pela Fiemg nesta quinta-feira (23).

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), compareceu à celebração do Dia da Indústria 2019. Promovida pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), a solenidade foi realizada na noite desta quinta-feira (23/5/19), na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte.

A defesa da reforma da Previdência e de mudanças no papel do Estado pautou os pronunciamentos. “O Estado é meramente um agente que deve ditar as regras e nunca empreender. Já temos uma tarefa gigantesca se fizermos as atribuições básicas, como segurança, educação e saúde”, afirmou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Zema anunciou que vai enviar em breve, para a Assembleia, projeto de reforma do Estado, que prevê medidas como corte nos gastos e venda de estatais, para que Minas possa aderir ao Regime de Recuperação Fiscal e renegociar sua dívida com a União. Ele pediu apoio do Legislativo Mineiro. “Tenho certeza de que a Assembleia vai colaborar conosco, vai dar sugestões e estar ao nosso lado, ao lado do povo mineiro”, afirmou.

O governador fez críticas à Cemig: “Ela serviu mais como um entrave ao desenvolvimento do que como um agente propulsor de Minas”. E recebeu aplausos do público ao dizer: “Quero mudar essa realidade. O principal agente de desenvolvimento não é o Estado, mas o setor privado. O Estado precisa parar de perturbar quem produz. Esta é a mudança de que precisamos”.

PIB mineiro deve cair 7% este ano, diz Fiemg

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, defendeu as reformas tributária e da Previdência. “São reformas estruturantes, que podem mudar o cenário de retração da economia”, afirmou. Segundo ele, a expectativa é de queda de 7% no Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais este ano. “A tragédia em Brumadinho teve um impacto negativo muito grande”, destacou.

O diretor-presidente do Grupo Energisa, Ricardo Perez Botelho, homenageado como Industrial do Ano, afirmou que a recuperação econômica passa por um ajuste no tamanho do Estado. “Temos um Estado obeso, pesado. Por isso, as reformas são importantes”, afirmou. Ele defendeu a venda de estatais, como a Cemig: “O Estado não deve fazer papel de empresário”.

O CEO da MRV Engenharia, Rubens Menin, que recebeu a medalha de Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), criticou o “custo Brasil”, que definiu como burocracia, alta carga tributária e juros elevados. “São altamente nocivos à atividade produtiva.” Ele também afirmou que é preciso melhorar a eficiência do Estado.

Homenagens – O ex-ministro da Agricultura e atual presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paolinelli, recebeu o título de Construtor do Progresso. Outros 15 industriais receberam a homenagem Mérito Industrial. O Dia da Indústria foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, por meio do Decreto nº 43.769. Em Minas Gerais, a comemoração teve início em 1960.