Notícias
De
Até
Feira da Agricultura Familiar realizada na Assembleia Legislativa em 2018 - Arquivo ALMG
Feira da Agricultura Familiar realizada na Assembleia Legislativa em 2018 - Arquivo ALMG - Foto: Clarissa Barçante
Queijos de Minas são destaque de reunião especial de Plenário, na quinta-feira (4)
Queijos de Minas são destaque de reunião especial de Plenário, na quinta-feira (4) - Foto: Guilherme Dardanhan
- Atualizado 03/07/2019 11:59

Assembleia celebra produtos agrícolas e gastronomia de Minas

Casa promove feira de agricultura familiar e homenageia Comida di Buteco e produtores de queijos premiados na França

Nesta quinta-feira (4/7/19), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove diversos eventos como parte das comemorações da 5ª Semana da Gastronomia Mineira. Pela manhã, a sede do Poder Legislativo recebe uma nova edição da Feira da Agricultura Familiar, que se tornará um evento semestral no Parlamento. À tarde, haverá uma homenagem aos ganhadores e organizadores da 20ª edição do concurso Comida di Buteco. À noite, nova homenagem, dessa vez aos produtores de queijos mineiros que foram premiados em concurso mundial realizado na França.

A Feira da Agricultura Familiar ocorrerá no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na ALMG, entre 9 e 17 horas. Serão ofertados produtos hortigranjeiros, quitandas, doces, geleias, cachaça artesanal, alimentos orgânicos e peças de artesanato, expostos em cerca de 30 barracas, por produtores de 20 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Às 10 horas, haverá a abertura oficial do evento, com assinatura de convênio de cooperação mútua entre a ALMG e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater). O objetivo é realizar, a cada seis meses, a Feira da Agricultura Familiar no Espaço Democrático.

Os órgãos envolvidos atuarão no sentido de criar oportunidades para a exposição da produção agrícola e não agrícola mineira, em especial a agricultura familiar e o artesanato. Dessa forma, contribuirão para promover a geração de emprego e renda para famílias rurais, associações e cooperativas de artesãos, valorizando a cultura, a arte e a agroeconomia do Estado.

Sou Minas Demais – A realização dessas feiras é parte do trabalho pela retomada do desenvolvimento econômico e social do Estado, proposto pelo movimento Sou Minas Demais. Organizado pela ALMG, o movimento busca alternativas para a superação da crise, agravada em Minas pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho.

Comida di Buteco e queijos mineiros são homenageados

Além da Feira da Agricultura Familiar, nesta quinta-feira haverá uma homenagem da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia à 20ª edição do concurso Comida di Buteco. A reunião está marcada para as 16 horas, no Plenarinho II, onde serão entregues diplomas referentes aos votos de congratulações para os ganhadores e coordenadores do concurso, pelos 20 anos de sua criação.

O requerimento para realização da homenagem é de autoria do presidente da comissão, deputado Professor Irineu (PSL). “É um reconhecimento necessário e merecido. Estamos falando de um festival gastronômico de grande importância e tradição em Minas Gerais”, ressaltou o parlamentar.

O Comida di Buteco surgiu em Belo Horizonte mas, em 2019, já inclui outras cinco cidades mineiras e mais 15 espalhadas por todo o País. De acordo com os organizadores do concurso, seu sucesso hoje alcança mais de 6 milhões de pessoas, 600 botecos e gera cerca de 6,5 mil empregos.

Queijos premiados – No mesmo dia, às 20 horas, haverá Reunião Especial no Plenário da ALMG para homenagear 41 produtores de queijo artesanal de Minas Gerais pelos resultados obtidos na 4ª edição do concurso Mondial du Fromage et des Produits Laitiers (Mundial do Queijo e Produtos Lácteos), realizado na cidade de Tours, na França, a cada dois anos. A iniciativa para realização da reunião é do presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), e dos deputados Antonio Carlos Arantes (PSDB) e Coronel Henrique (PSL).

O Mondial du Fromage ocorreu entre 2 e 4 de junho, com a participação de mais de 900 inscritos de 15 países. Das 58 medalhas conquistadas por queijos brasileiros, 50 foram para produtores mineiros.

Três queijos mineiros foram premiados com medalhas super-ouro, concedidas apenas aos produtos já premiados com ouro em edições anteriores. São eles o queijo curado Santuário do Mergulhão, o Vale da Gurita e o Queijo do Ivair. Entre os 50 premiados de Minas Gerais, 24 são da Serra da Canastra.

O destaque nacional e mundial do queijo artesanal mineiro é crescente nos últimos anos, na esteira de uma série de incentivos governamentais e privados ao setor. Entre eles, está a aprovação da Lei 20.549, de 2012, que representou um primeiro esforço de regulamentação da produção e da comercialização do queijo artesanal produzido no Estado. Ela é oriunda de um projeto de lei do deputado Antonio Carlos Arantes e foi elaborada e aperfeiçoada com a participação direta dos produtores. Em 2018, a norma foi sucedida pela Lei 23.157, que buscou aprimorar a regulamentação do setor.

A programação da 5ª Semana da Gastronomia Mineira terá outras atividades fora da Assembleia, como palestras, intervenções culturais, entrega de prêmios e demonstrações culinárias. O evento é organizado pela Frente da Gastronomia Mineira (FGM), Instituto Eduardo Frieiro e Governo de Minas Gerais, com apoio da Assembleia. Confira a programação completa. O Dia da Gastronomia Mineira, celebrado em 5 de julho, foi instituído pela Lei 20.577, de 2012.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Consulte as pautas da Reunião Especial e da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia