Notícias
De
Até
Das 58 medalhas conquistadas por queijos brasileiros no concurso, 50 foram para Minas - Arquivo ALMG
Das 58 medalhas conquistadas por queijos brasileiros no concurso, 50 foram para Minas - Arquivo ALMG - Foto: Reprodução

Sou Minas Demais homenageia produtores de queijos vencedores

Iniciativa valoriza 50 mineiros por premiação conquistada na França. Campanha publicitária circula desde sexta (5).

Os 50 produtores mineiros de queijo premiados na 4ª edição do concurso Mondial du Fromage et des Produits Laitiers (Mundial do Queijo e Produtos Lácteos) são os homenageados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em anúncios do movimento Sou Minas Demais. As peças começaram a circular na última sexta-feira (5/7/19), em jornais e rádios de Belo Horizonte. A Casa também celebrou a conquista com Reunião Especial realizada na quinta-feira (4), no Plenário.

A competição, realizada na cidade de Tours, na França, a cada dois anos, ocorreu entre 2 e 4 de junho. O concurso contou com a participação de mais de 900 inscritos de 15 países. Das 58 medalhas conquistadas por queijos brasileiros, 50 foram para Minas.

Três queijos do Estado conquistaram as medalhas super-ouro, concedidas apenas aos produtos já premiados com ouro em edições anteriores. São eles o queijo curado Santuário do Mergulhão, o Vale da Gurita e o Queijo do Ivair. Entre os 50 premiados do Estado, 24 são da Serra da Canastra.

Sou Minas Demais – Os anúncios integram o Movimento Sou Minas Demais. Organizada pela ALMG, a iniciativa é suprapartidária, de mobilização interinstitucional e de diversos atores sociais para a retomada do desenvolvimento econômico e social do Estado. O objetivo é valorizar os diversos potenciais e riquezas do Estado como alternativa para a superação da crise.

“É com muita alegria que homenageamos os queijeiros, reconhecendo que produzem uma importante riqueza para Minas Gerais. No início de 2019, uma tonelada de minério era comercializada a R$ 200,00 no mercado externo, ou seja, a R$ 0,20 o quilo. E o queijo mineiro, hoje, alcança preços significativos, assim como nosso café, que também está valorizado. Isso gera desenvolvimento e distribui riqueza pelo Estado", declara o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus.