Notícias
De
Até
Encontro setorial da educação, do Movimento Sou Minas Demais, no qual surgiu proposta de discussão da estrutura do conselho
Encontro setorial da educação, do Movimento Sou Minas Demais, no qual surgiu proposta de discussão da estrutura do conselho - Foto: Sarah Torres

Assembleia discute reestruturação do Conselho de Educação

Audiência pública é desdobramento de encontro setorial do Movimento Sou Minas Demais.

A necessidade de reestruturação do Conselho Estadual de Educação é tema de audiência pública, na quarta-feira (30/10/19), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será realizada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, às 9h30, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência. 

O debate sobre o conselho atende a requerimento da presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), e é um desdobramento do encontro setorial sobre educação promovido em setembro, pela ALMG, no âmbito do Movimento Sou Minas Demais, também a pedido da parlamentar. Na ocasião, o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), recebeu representantes de entidades do setor para tratar dos desafios da educação em Minas. 

Segundo Beatriz Cerqueira, a reestruturação do conselho foi uma das prioridades apontadas no encontro setorial. “Naquela reunião, foi evidenciada a necessidade da adequação da estrutura organizacional do Conselho Estadual de Educação, considerando que várias câmaras não estariam funcionando e o órgão se encontra em dificuldades para cumprir o seu papel”, afirma a deputada.

Normas - Órgão autônomo do governo estadual, o conselho é responsável pelas normas que regem o planejamento, a coordenação, o controle e a fiscalização das atividades do ensino em todas áreas. É também o conselho que reconhece e autoriza o funcionamento de instituições de ensino superior privadas.

Para debater propostas de reestruturação do conselho, já confirmaram a presença na reunião seu presidente, Hélvio de Avelar Teixeira, e a coodenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), Denise de Paula Romano.

Consulte a pauta da reunião.