Exposição

 

"Seja a Constituição semente fértil, plantada na alma do povo para germinar primaveras de liberdade, desenvolvimento, justiça e paz."
Deputado Bonifácio Mourão – Relator da IV Assembleia Constituinte Mineira

 

No dia 21 de setembro de 1989, Minas Gerais via nascer a sua nova Constituição, retomando, após mais de 20 anos de governos militares no País, um modelo político-jurídico focado na democracia e nos pressupostos de liberdade e igualdade que fundamentam o Estado Democrático de Direito.

Para marcar as comemorações das três décadas de promulgação da principal lei do Estado, a Assembleia Legislativa, por meio do Memorial do Legislativo Mineiro, traz a público a exposição temporária 30 anos da Constituição Mineira.

Organizada em quatro módulos, a mostra aborda desde o contexto político e social da época até as heranças deixadas pela atividade constituinte, apresentando, ainda, fatos e conceitos que marcaram o o processo de elaboração da Constituição Estadual.

A exposição também dialoga com outros espaços do Memorial, nos quais o visitante encontrará conteúdos variados sobre a história constitucional do Estado, bem como sobre os deputados e as deputadas que ajudaram a construí-la.

Memorial do Legislativo MineiroSERVIÇO

Data: De 17 de setembro de 2019 a março de 2020
Local: Memorial do Legislativo Mineiro – Edifício Tiradentes
Horário: Segunda a sexta, de 9 às 18 horas

Para agendar visitas guiadas (individuais ou em grupo), entrar em contato pelo telefone (31) 2108-7674 ou 2108-7348.
Para as visitas espontâneas (não guiadas), não há necessidade de agendamento.

 

 

"Marco importante para as políticas sociais que fizeram o Estado avançar, a Constituição Estadual mantém-se, 30 anos após sua promulgação, atual e vanguardista, referência vigorosa para o desenvolvimento de Minas."
Deputado Agostinho Patrus – Presidente da ALMG