Últimas Notícias


Notícias

Parlamentar critica recomendação de liberar presos
Parlamentares querem saber quantos presos podem ser afetados por portaria que flexibiliza prisões
Parlamentares querem saber quantos presos podem ser afetados por portaria que flexibiliza prisões - Foto: Sarah Torres

Comissão solicita proteção a militares contra coronavírus

Requerimento pede também informações sobre portaria que prevê revisão de prisões por causa da pandemia.

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai solicitar aos comandos da Polícia Militar, da Polícia Civil e dp Corpo de Bombeiros, bem como à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o fornecimento de itens de proteção aos servidores da área, em função da propagação do coronavírus.

O requerimento, de autoria do presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PTB), foi aprovado nesta terça-feira (17/3/20) e cita itens como álcool gel, luvas e máscaras de proteção.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião

Os parlamentares aprovaram, ainda, requerimentos referentes à Portaria Conjunta 19/2020, editada pelos Poderes Executivo e Judiciário. O documento lista providências a serem tomadas nas penitenciárias em função da pandemia de coronavírus e prevê, por exemplo, a revisão de prisões.

Entre as possibilidades citadas na portaria, está a prisão domiciliar para condenados em regime aberto e semiaberto, a critério do juiz. Outra recomendação é a revisão de todas as prisões cautelares, a fim de se verificar a possibilidade excepcional de aplicação de medida alternativa, sobretudo para presos do grupo de risco (idosos e portadores de doenças crônicas).

Deputados solicitam, em um requerimento do Coronel Sandro (PSL), a suspensão da portaria. Em outro, de Sargento Rodrigues, pedem informações à Sejusp sobre o número de presos que serão alcançados pela medida.