Retorno das aulas presenciais em Ipatinga preocupa comissão
Prefeitura do município do Vale do Aço comunicou adoção de modelo híbrido na rede municipal a partir desta semana.
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne nesta quinta-feira (13/5/21), em audiência pública, para debater a retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Ipatinga (Vale do Aço). O encontro, solicitado pela presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), terá início às 10 horas, no Auditório do andar SE.
Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.
As aulas semipresenciais, com o revezamento de alunos, haviam retornado na rede municipal no dia 22 de fevereiro. No entanto, com o recrudescimento da pandemia de Covid-19 e a inclusão de todos os municípios mineiros na onda roxa do Plano Minas Consciente, mais restritiva, as escolas foram novamente fechadas em março.
Em reunião da subsede de Ipatinga do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) com a secretaria municipal de Educação, no dia 3 de maio, foi comunicada a decisão de retomar o ensino semipresencial a partir do início desta semana, no dia 10. Segundo o sindicato, o funcionamento das escolas se dará com 50% de ocupação, com o revezamento de alunos nos formatos presencial e remoto, a cada semana. As aulas presenciais são facultativas.
Ainda de acordo com o sindicato, quando as escolas reabriram no mês de fevereiro, a falta de profissionais impactou o ensino semipresencial, com a dispensa de alunos em diversas escolas por falta de professores, afastados por serem do grupo de risco ou por contágio pelo novo coronavírus.
Os números relativos à Covid-19 ainda são expressivos no Estado. O último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde informa que, apenas nas últimas 24 horas, foram 6.872 casos confirmados e 60 óbitos. No total, mais de 1,4 milhão de mineiros foram contagiados, sendo que 36.122 pessoas faleceram em função da doença. Ipatinga registra 27.777 casos e 702 óbitos.
Convidados – Foram convidados a participar da audiência Patrícia Doneiro, secretária municipal de Educação, Eliane Martins, médica infectologista da secretaria municipal de Saúde, e a diretora da subsede de Ipatinga do Sind-UTE, Isaura Carvalho, bem como professoras da rede municipal.