Últimas Notícias


Notícias

Em reunião no dia 6/5, Reynaldo Passanezi atribuiu aumento das contas à maior permanência das pessoas em casa - Arquivo ALMG
Em reunião no dia 6/5, Reynaldo Passanezi atribuiu aumento das contas à maior permanência das pessoas em casa - Arquivo ALMG - Foto: Clarissa Barçante

Contas residenciais de luz durante a pandemia pautam debate

A terça-feira (9) terá também audiência pública acerca da exploração do lítio e o desenvolvimento econômico no Estado.

As comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam, nesta terça-feira (9/6/20), duas audiências públicas, uma relacionada ao cenário da pandemia no Estado e outra que trata de projetos industriais já anunciados pelo governador Romeu Zema (Novo).

Como tem sido feito desde a retomada das reunões de comissão na última segunda-feira (1º), os encontros respeitam os cuidados para o necessário isolamento social, com alguns convidados e o público participando remotamente.

A partir de 9 horas, a Comissão de Minas e Energia vai debater, no Auditório José Alencar, a gestão da Cemig no contexto da pandemia. O foco principal das discussões deverá ser o aumento nos valores das contas de energia elétrica de mais de 700 mil consumidores.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

O diretor-presidente da Companhia, Reynaldo Passanezi Filho, participou de Reunião de Plenário, no dia 6 de maio deste ano. Na ocasião, afirmou que não houve reajuste na tarifa, mas que a maior permanência das pessoas em casa tem levado ao aumento das contas residenciais.

Ele afirmou, ainda, que a Cemig estaria se esforçando para cadastrar os consumidores que usam até 220kWh mensais, casos em que as contas de energia seriam pagas pela União por três meses, até o fim de junho.

Como o encontro foi há pouco mais de um mês e não só a ajuda da União a esses consumidores deve acabar, mas também a situação da pandemia tem se alterado com as flexibilizações do isolamento social, os deputados querem discutir de novo as questões para acompanhar a situação dos mineiros. Dessa vez, a Cemig deverá ser representada na reunião pela superintendente de proteção da receita, Sílvia Cristiane Batista.

Também deverão participar do encontro o coordenador do Procon Assembleia - Espaço Cidadania, Marcelo Barbosa, e o advogado Frederico Teotônio.

Mina de lítio e desenvolvimento econômico no Jequitinhonha também serão debatidos

A outra audiência pública desta terça-feira (9) será realizada pela Comissão de Participação Popular, a partir de 10h30, no Plenarinho IV. O objetivo será debater a exploração de lítio nos municípios de Araçuaí e Itinga, no Vale do Jequitinhonha, bem como o desenvolvimento econômico da região. O Vale tem a maior mina de lítio do País e alguns parlamentares têm se manifestado em reuniões de Plenário cobrando que indústrias de transformação dessa matéria-prima fiquem também na região.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

Para esses parlamentares, essa é a única forma de garantir empregos mais qualificados e desenvolvimento econômico. A discussão ganhou força quando o governador Romeu Zema anunciou, em maio, a instalação de uma fábrica de baterias de lítio em Juiz de Fora (Zona da Mata).

Alguns deputados defendem que essa fábrica deveria ser instalada no Vale do Jequitinhonha. Os parlamentares que se pronunciam a favor de Juiz de Fora afirmam que a cidade sofreu com a desindustrialização nos últimos anos e também precisa do investimento.

O titular da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio de Avelar, deverá participar do debate. Além dele, já confirmaram presença dois representantes da Companhia Brasileira de Lítio (CBL),o diretor-superintendente, Vinícius Alvarenga, e o diretor de relações institucionais, Lindolfo Paoliello.

Também foram convidados os professores Rosandro Ramos, do Departamento de Estratégia da Gestão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Claudio Scliar, do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais, e José Maria Leal, do Departamento de Engenharia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Dois representantes da Sigma também devem participar, o consultor sênior Vicente Lôbo Cruz e a consultora socioambiental Marina Gazzi Salum.

Plenário – Ainda nesta terça-feira (9), a Assembleia realiza Reunão Especial de Plenário, a partir das 14 horas, para debater assuntos relativos à situação do Estado frente a pandemia de Covid-19.