Últimas Notícias


Notícias

Mortes pela Covid-19 são lembradas em Plenário
Deputado Betão se solidarizou com famílias das 400 mil vítimas da covid-19 no Brasil - Foto: Guilherme Dardanhan

Famílias das 400 mil vítimas da Covid recebem solidariedade

No dia em que País atinge a marca, deputado se solidariza; plano da ALMG para conter impacto da pandemia é elogiado.

Nesta quinta-feira (29/4/21), dia em que o Brasil atingiu a marca de 400 mil vidas perdidas para a Covid-19, o trágico fato foi lembrado na Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ainda na reunião, o Recomeça Minas recebeu elogios por oferecer apoio a setores econômicos e famílias fortemente impactados pela pandemia.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

Depois de considerar que esse número de mortes só foi atingido devido à incompetência do governo federal no combate à pandemia, o deputado Betão (PT) se solidarizou com as famílias das pessoas que morreram. Ele criticou também o governo do Estado por sua tentativa de privatizar parte da educação em Minas, em vez de priorizar o socorro às famílias atingidas pela crise decorrente da pandemia. 

Privatização - Betão se referia ao Projeto Somar, que em sua opinião, busca dividir a gestão da educação pública com entidades da iniciativa privada. Inicialmente, três escolas estaduais, duas de Belo Horizonte e uma de Sabará, vão utilizar o modelo e, segundo Betão, sem o governo consultar a sociedade sobre a adoção do sistema.

“Serão 1.300 alunos matriculados utilizados como cobaias desse programa nefasto. Romeu Zema desrespeita a Constituição Estadual, oferecendo dinheiro para a iniciativa privada em vez de socorrer a população, em plena pandemia”, criticou. Na avaliação do parlamentar, o projeto se soma a outro, o Mãos Dadas, que busca transferir a gestão das escolas estaduais para as prefeituras, que já estariam bastante sobrecarregadas.

Recomeça Minas - O Recomeça Minas, plano criado pela ALMG para apoiar a retomada da economia estadual, foi elogiado pelo deputado Arlen Santiago (PTB): “Com a aprovação do projeto, a Assembleia dá o pontapé inicial para ajudar Minas a se recuperar da crise”. Ele completou que o programa, além de oferecer apoio a vários setores, libera parte dos recursos arrecadados para famílias necessitadas por meio do auxílio de R$ 500.

Norte de Minas - Falando para o Norte de Minas, Arlen Santiago destacou que a licitação da MG-402, que liga Pintópolis a Urucuia, está quase em fase final. Segundo ele, a obra e também a construção da ponte sobre o Rio São Francisco no município de mesmo nome receberão recursos oriundos do acordo da Vale com o governo do Estado.

Referindo-se ainda à cidade, o parlamentar divulgou que foi publicada no Diário Oficial autorização para a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) investigar possível cobrança a mais na conta de água pelo tratamento de esgoto em São Francisco.

Segundo ele, o esgoto não é totalmente tratado e, por isso, a cobrança é exagerada. E lembrou que em Botumirim e outros municípios do Norte foi detectada a cobrança a maior e os recursos foram devolvidos à população.