Publicações

30 anos da Educação LegislativaEDUCANDO PARA A CIDADANIA: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DO LEGISLATIVO (1997)
Luis Fernandes de Assis
O artigo apresenta um histórico da criação da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas Gerais, relatando os caminhos percorridos pela Escola para uma prática editorial e pedagógica de uma educação para a cidadania, capaz de oferecer conhecimento e de estimular a reflexão, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

30 anos da Educação LegislativaEDUCAÇÃO LEGISLATIVA: AS ESCOLAS DO LEGISLATIVO E A FUNÇÃO EDUCATIVA DO PARLAMENTO (2009)
Alaôr Messias Marques Júnior
O adequado funcionamento da democracia exige determinadas capacidades e competências por parte dos agentes políticos e sociais.  O texto trata das possibilidades e das responsabilidades da educação legislativa como instrumento para a construção dessas competências no âmbito do parlamento e do papel das escolas do legislativo nesse contexto. 

 

30 anos da Educação LegislativaCIDADANIA, EDUCAÇÃO E LEGISLATIVO (2015)
Ruth Schmitz de Castro
O texto traz uma reflexão sobre qual cidadania e qual Legislativo deve-se ter em mente quando se quer enfrentar os perigos que a negação da política representa para a construção da democracia. Além disso, discute como o conhecimento e a educação podem ser mobilizados para auxiliar no afastamento desses perigos. 

30 anos da Educação LegislativaA EDUCAÇÃO LEGISLATIVA É UMA RESPOSTA À CRISE DO PARLAMENTO? (2011)
Guilherme Wagner Ribeiro
O ensaio analisa a crise do Parlamento no desempenho de suas funções típicas, a saber, a representativa, a legislativa e a fiscalizadora. 
Em seguida, desenvolve o conceito de educação legislativa, destacando duas dimensões: os efeitos epistêmicos do desempenho das funções típicas e as atividades de caráter estritamente educativo, como o Parlamento Jovem.

 

30 anos da Educação LegislativaAS ESCOLAS DO LEGISLATIVO NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: ESCOLAS DE CIDADANIA (2018)
José Alcione Bernardes Júnior
Este trabalho empreende uma análise da evolução histórica das es- colas do Legislativo, abordando desde sua gênese, inicialmente voltada para a capacitação de servidores, passando pela progressiva ampliação de suas atribuições, em especial a atenção para a formação cidadã, sua articulação em redes. 

30 anos da Educação LegislativaESCOLAS DO LEGISLATIVO, ESCOLAS DE CIDADANIA
Rildo Cosson
O livro busca localizar as escolas do legislativo e o papel que exercem ou deveriam exercer no campo da educação legislativa, apresentando um panorama que informa sobre o funcionamento das escolas e, ao mesmo tempo, indica as questões que lhe são mais urgentes.

 

30 anos da Educação LegislativaESCOLAS DO LEGISLATIVO E POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO LEGISLATIVA EM MINAS GERAIS)
Fernanda Machado Freitas
O artigo busca compartilhar vivências e, assim, dialogicamente, propor reflexões considerando-se o que é desenvolvido nas parcerias entre a ALMG e as câmaras municipais mineiras para que elas possam implantar suas escolas do Legislativo ou promover a profissionalização de seus servidores e parlamentares.

30 anos da Educação LegislativaA IMPORTÂNCIA E OS PASSOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMA ESCOLA DO LEGISLATIVO DE ÂMBITO MUNICIPAL (2020)
Daniel Paulo Paiva Freitas
Luiz Alberto Blanchet
A Emenda Constitucional 19/1998 trouxe para o País uma importante reforma administrativa. Nesse contexto, foi prevista a criação de escolas de aperfeiçoamento, ambientes promotores do conhecimento e disseminadores das melhores práticas no campo da administração pública. O artigo apresenta o caso da constituição da Escola do Legislativo do município de Colombo/PR.

 

30 anos da Educação LegislativaA EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA: ANÁLISE DAS ESCOLAS DO LEGISLATIVOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE RIBEIRÃO PRETO (2019)
Eli Alves Zacarias
Dissertação de mestrado que analisa o processo de criação e as atividades desenvolvidas nas escolas dos legislativos da região metropolitana de Ribeirão Preto, identificando os resultados obtidos na qualificação de servidores públicos e na educação para cidadania da sociedade civil. 

30 anos da Educação LegislativaAS ESCOLAS DO LEGISLATIVO NO CONTEXTO DE MODERNIZAÇÃO DO PARLAMENTO BRASILEIRO. UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS: EL-ALMG, CEFOR, ILB-INTERLEGIS (2015)
Willian Maximiliano Carvalho de Melo
Dissertação de mestrado que procura responder ao seguinte problema de pesquisa: Como foram criadas e se desenvolveram as Escolas do Legislativo no Parlamento brasileiro? Para isso, apresentou-se um estudo de casos múltiplos com as três primeiras organizações legislativas que criaram as suas escolas: a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

 

30 anos da Educação LegislativaESCOLAS DO LEGISLATIVO MUNICIPAIS COMO LÓCUS DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA VOLTADAS AO LETRAMENTO POLÍTICO: A VISÃO DE DIRIGENTES E CIDADÃOS FRIBURGUENSES POLITICAMENTE PARTICIPATIVOS (2019)
Marcelo Verly de Lemos
Tese de doutorado que objetiva analisar o papel desempenhado pelas escolas do legislativo vinculadas a Câmaras Municipais no que tange à educação para a democracia e o letramento político, de forma a combater a alienação e apatia política verificada em boa parte da população brasileira. Apresenta estudo de caso com a percepção de cidadãos politicamente participativos no município de Nova Friburgo/RJ.

30 anos da Educação LegislativaGÊNESE DAS ESCOLAS DO LEGISLATIVO NO BRASIL: APONTAMENTOS HISTÓRICOS SOBRE A CRIAÇÃO DA EL-ALMG (2019)
Willian Maximiliano Carvalho de Melo
Fernando de Souza Coelho
O artigo apresenta o estudo de caso da criação da Escola do Legislativo da ALMG. Trata-se de uma contribuição sobre os antecedentes e para a memória desse conceito/estrutura de treinamento, capacitação e formação nas Casas Legislativas.

 

30 anos da Educação LegislativaEDUCAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL: DESAFIOS AOS 30 ANOS DE DEMOCRACIA (2015)
Humberto Dantas
Rodrigo Estramanho de Almeida
O artigo objetiva uma discussão sobre a educação política na realidade brasileira, compreendendo-a como pilar no processo de desenvolvimento da democracia. Também elabora alguma revisão de como se construiu a educação política no Brasil e quais os desafios em processos de formação frente a um diagnóstico da cultura política do jovem na atualidade.

30 anos da Educação LegislativaVALORES POLÍTICOS DOS AGENTES PEDAGÓGICOS DOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA DO CONGRESSO NACIONAL 
Antônio Teixeira de Barros
Rildo Cosson
O artigo analisa a percepção e o discurso dos agentes pedagógicos que atuam nos programas de educação para a democracia do Congresso Nacional. As principais conclusões demonstram que os educadores são críticos em relação ao atual estágio da democracia e ao combate à corrupção. 

 

30 anos da Educação LegislativaLETRAMENTO POLÍTICO: TRILHAS ABERTAS EM UM CAMPO MINADO (2011)
Rildo Cosson
Considerando a educação política um campo amplo e multifacetado, o artigo propõe estreitar seu escopo ao letramento político definido como o processo de apropriação de conhecimentos, práticas e valores para a manutenção e o aprimoramento da democracia.

30 anos da Educação LegislativaINOVAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO E DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES: SAC DA ESCOLA DO LEGISLATIVO/SC
Jussie Sedrez Chaves
Laura Josani Andrade Correa
O artigo apresenta uma proposta de implantação do Serviço de Atendimento ao Catarinense/SAC no intuito de inovar o gerenciamento de informações na Escola do Legislativo Catarinense. Para tanto, o ensaio tem como norteadores os preceitos da gestão do conhecimento, da inovação e da gestão da mudança aplicados à organização pública.

 

30 anos da Educação LegislativaUM PROGRAMA DE CIDADANIA PARA AS ESCOLAS DO LEGISLATIVO (2019)
Antônio Carlos Will Ludwig
O artigo apresenta uma proposta às Escolas do Poder Legislativo quanto a educação para a cidadania. A inferência principal é a de que mesmo levando em conta as limitações e as peculiaridades dessas escolas elas têm a possibilidade de ampliar sua contribuição ao preparo dos jovens para serem cidadãos ativos.

30 anos da Educação LegislativaAS REDES DE ESCOLAS DOS LEGISLATIVOS E DOS TRIBUNAIS DE CONTAS: PERFIL E DESAFIOS (2015)
Guilherme Wagner Ribeiro
Ana Paula Magalhães
Este trabalho utiliza-se do conceito de rede para discutir os desafios das redes de escolas de governo, com especial atenção para as redes de escolas do legislativo e dos Tribunais de Contas, tendo como base uma pesquisa que investiga a interação entre as Casas Legislativas.

 

30 anos da Educação LegislativaCIDADANIA ATIVA: A ESCOLA DO PARLAMENTO (CMSP) COMO MECANISMO DE APROFUNDAMENTO DA PARTICIPAÇÃO POPULAR NA ATIVIDADE LEGISLATIVA (2018) 
Fábio Aparecido de Jesus
O trabalho apresenta a importância da educação política no âmbito do Poder Legislativo como forma de promover a participação cidadã, assim como, a aproximação destes ao Legislativo, tendo como objeto de estudo a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

30 anos da Educação LegislativaAS FUNÇÕES EDUCATIVAS DOS E-PARLAMENTOS: UMA ANÁLISE LONGITUDINAL DO CASO BRASILEIRO (2016)
Sérgio Soares Braga, Isabele Batista Mitozo e Júlia Tadra
O artigo apresenta uma análise dos websites legislativos brasileiros em nível estadual, observando de modo ilustrativo o Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), tendo em vista as funções exercidas pelos parlamentos, com destaque para a função educativa e alguns programas educativos mais recentes divulgados nos websites brasileiros.

 

30 anos da Educação LegislativaAS FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELOS WEBSITES PARLAMENTARES BRASILEIROS E O PAPEL DOS PROGRAMAS EDUCATIVOS (2016)
Sérgio Soares Braga, Isabele Batista Mitozo e Júlia Tadra
O texto analisa as funções parlamentares desempenhadas pelos websites parlamentares brasileiros em escala subnacional, tendo como foco a função educativa. Os resultados apontam para uma ampla desigualdade na distribuição das funções educativas entre os portais estaduais, ao mesmo tempo em que ocorrem experiências de vanguarda que contribuem para um maior enraizamento social dos órgãos legislativos brasileiros.

30 anos da Educação LegislativaPARLAMENTO E EDUCAÇÃO: CURSOS E LÓGICAS DO SISTEMA BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO LEGISLATIVA (2017)
Rilso José Cosson Mota
Antônio Teixeira de Barros
O artigo tem como objeto de análise o sistema de educação legislativa, com base no exame das principais características dos cursos de educação superior oferecidos pelas escolas do Legislativo. 

 

30 anos da Educação LegislativaA ESCOLA DO LEGISLATIVO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS (2013)
Jaqueline Borges Pereira
Monografia apresentada no curso de graduação à Universidade Federal de Minas Gerais, curso de Gestão Pública. O estudo avalia a contribuição das atividades exercidas pela Escola do Legislativo de Minas Gerais para o desenvolvimento institucional da Assembleia, tentando captar qual diferencial permitiu tal influencia. 

30 anos da Educação LegislativaO PARLAMENTO JOVEM E A EXPERIÊNCIA DAS ESCOLAS DO LEGISLATIVO MINEIRO E DA CÂMARA DOS DEPUTADOS O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA CÍVICA, PROPÍCIA À DEMOCRACIA (2009)
Alexandre Ventura Caçador Carvalho
Monografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados/Cefor. Apresenta um estudo sobre o programa Parlamento Jovem Brasileiro, centrando foco na sua importância para o desenvolvimento da cidadania e da formação para a democracia.

 

30 anos da Educação LegislativaO PAPEL DAS ESCOLAS DO LEGISLATIVO NA FORMAÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA EM SANTA CATARINA  (2009)
Fábio Aparecido de Jesus
O trabalho apresenta as ações desenvolvidas pela Escola do Legislativo de Santa Catarina nosprocessos formais de educação, por intermédio da formação permanente e continuada, visando fortalecer a atuação do Poder Legislativo, na construção de uma sociedade justa e igualitária. 

30 anos da Educação LegislativaUMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO LEGISLATIVA: AVALIAÇÃO DE EGRESSOS DO MESTRADO EM PODER LEGISLATIVO (2020) 
Rommel Gomes Resende
O estudo busca avaliar a importância do curso de Mestrado Profissional em Poder Legislativo para a formação dos egressos em sua trajetória profissional como servidores da Câmara dos Deputados, no intuito de contribuir para o avanço do conhecimento na área de educação legislativa.

 

30 anos da Educação LegislativaAS ESCOLAS DO LEGISLATIVO NO ESTADO DE MINAS GERAIS E O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 (2021)
Margareth Melo Rezende Butori, Milton Alves Ferreira, Ricardo de Melo Costa Junior, Rita de Cássia Almeida, Ruth Schmitz de Castro e Taís Aparecida Ferreira
O artigo apresenta pesquisa realizada no período de agosto a dezembro de 2020 por meio de dados disponibilizados na internet e de entrevistas com agentes públicos de parlamentos mineiros que possuem Escolas Legislativas, analisando como as instituições se moldaram às condições locais, regionais e estadual, num ano atípico em função da pandemia da Covid-19.

30 anos da Educação LegislativaA ESCOLA DO PARLAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO: DIAGNÓSTICO SOBRE RETENÇÃO DE ALUNOS E GESTÃO DAS ATIVIDADES (2018)
Carla Bueno Comarella e Rafael Felipe de Oliveira
O trabalho apresenta de uma introdução sobre o contexto de surgimento de escolas de governo, passando então para a apresentação da Escola do Parlamento do município de São Paulo, desde sua criação, contemplando sua gestão e atividades atuais. Analisa, por meio de um estudo de caso, os índices de comparecimento de inscritos nas atividades da Escola do Parlamento.

 

30 anos da Educação LegislativaCONHECIMENTO E CAPACITAÇÃO PARA A PRÁTICA LEGISLATIVA: UM ESTUDO SOBRE AS ATIVIDADES DA ESCOLA DO LEGISLATIVO DE ARARAQUARA  (2019)
Paulo Augusto Lazaretti
O trabalho identifica e analisa  as atividades ofertadas pela Escola do Legislativo de Araraquara e seus benefícios para cidadãos e servidores. Através de pesquisa bibliográfica, de campo e documental, é feito um levantamento das normas, atividades pedagógicas, projeto político-pedagógico, principais parceiros e das atividades oferecidas pela escola desde sua criação.

30 anos da Educação LegislativaDEMOCRATIZAÇÃO DO CAPITAL JURÍDICO ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DO LEGISLATIVO DE POUSO ALEGRE (2017)
Geraldo Cunha Neto
Elias Kallás Filho
O estudo focaliza a contribuição do trabalho da Escola do Legislativo de Pouso Alegre – MG para a democratização do conteúdo das normas constitucionais, em especial o projeto desenvolvido com base na obra Constituição em miúdos, como alternativa para a superação da relação de dominação decorrente da dificuldade de entendimento das normas jurídicas pelos leigos. 

 

30 anos da Educação LegislativaEDUCAÇÃO POLÍTICA PARA CIDADANIA, JUVENTUDES E DEMOCRACIA (2018)
Câmara Municipal de São Paulo
Os artigos reunidos nesse número da revista Parlamento e Sociedade têm como eixo estruturante reflexões sobre as conexões entre educação política, engajamento cívico, adesão a valores democráticos e qualidade da democracia com olhar particular para o público juvenil. 

30 anos da Educação LegislativaESCOLAS DO LEGISLATIVO: A NOVA VISÃO DO PARLAMENTO BRASILEIRO (2008)
Florian Madruga
O artigo apresenta uma reflexão sobre o nascer uma nova fase do Poder Legislativo, onde a competência será nítida, o entendimento pelos agentes sociais será efetivo e o fortalecimento das instituições reconhecido como elemento de fortalecimento da democracia e instrumento de cidadania. 

 

30 anos da Educação LegislativaEDUCAÇÃO LEGISLATIVA: UMA NOVA PROPOSTA DE SUPORTE À ATIVIDADE PARLAMENTAR E DE FOMENTO AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA (2013)
Eliene Alves da Silva Vale
A pesquisa trata da Educação Legislativa no âmbito da Assembleia Legislativa do Ceará, objetivando analisar as ações desenvolvidas no parlamento estadual, notadamente, pela Universidade do Parlamento Cearense, cuja função primordial é contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos servidores públicos do Estado do Ceará. 

30 anos da Educação LegislativaA EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO DO LEGISLATIVO PAULISTA EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO (2020)
Any Marise Ortega, Camila Dobner Pereira, Paula Virginia Schneider Pereira, Stanley Plácido da Rosa Silva e Vinicius Schurgelies 
O artigo apresenta uma experiência do Instituto de Estudos, Capacitação e Políticas Públicas do Poder Legislativo do Estado de São Paulo (ILP), considerando um movimento de modernização das Casas Legislativas.

 

30 anos da Educação LegislativaESCOLAS DO LEGISLATIVO: A EXPERIÊNCIA NOS MUNICÍPIOS (2020)
William Maximiliano Carvalho de Melo, Fernando de Souza Coelho, Roberto Eduardo Lamari e Nancy Thame
O artigo reflete sobre iniciativas de ações educativas, espalhadas por diferentes municípios brasileiros, sob a estrutura de uma Escola do Legislativo. Organizar a gênese e o desenvolvimento das Escolas do Legislativo em três gerações distintas. 

30 anos da Educação LegislativaEXPERIÊNCIAS DE ESCOLAS DE GOVERNO E DO LEGISLATIVO NO BRASIL  (2020)
A artigo apresenta um conjunto de experiências educacionais de onze diferentes instituições, Escolas do Legislativo e Escolas de Governo, responsáveis por transmitirem, em seus espaços de capacitação, conhecimentos de ordem técnica, gerencial e política.