Comunicação contribui para a transparência da Assembleia
Veículos institucionais se destacaram na cobertura das eleições 2014.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foi referência na cobertura do principal evento político de 2014: as eleições para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Durante o período eleitoral e após a divulgação do resultado, a ALMG mobilizou sua estrutura de comunicação para informar os cidadãos sobre a importância do voto, cargos em disputa e mudanças na composição do Parlamento mineiro. Além de mostrar os primeiros pronunciamentos dos eleitos, a TV Assembleia exibiu, já durante a apuração, o perfil dos novos deputados estaduais e as mudanças na composição partidária da Casa.
Os perfis de todos os 77 deputados eleitos que vão compor a 18ª Legislatura também podiam ser consultados no Portal da Assembleia no mesmo dia da eleição, poucas horas após o fim da apuração. O hotsite Eleições 2014, criado pela ALMG com dados fornecidos pela Justiça Eleitoral, alcançou grande número de acessos logo após o 1º turno.
Além dos perfis dos eleitos, a página trouxe notícias sobre modificações no quadro político e ferramentas de pesquisa sobre a votação, como o programa Divulga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foi possível verificar o número de votos de cada candidato, quais os mais votados, as vagas por partido, votos obtidos em uma localidade ou região, candidatos majoritários, entre outras informações.
A cobertura da TV Assembleia envolveu aproximadamente 160 profissionais e incluiu, ainda, análises de jornalistas e cientistas políticos, notícias sobre a votação no interior de Minas e em outras capitais e conteúdos produzidos por emissoras legislativas de outros Estados e pela TV Câmara. Neste ano, a programação inovou com a adoção de flashes ao vivo, mostrando a votação de candidatos ao Governo do Estado e um dos candidatos à Presidência, superando inclusive grandes redes de TV no quesito instantaneidade.
Já a Rádio Assembleia produziu reportagens, dicas para o eleitor e entrevistas com os eleitos. Foram mais de 140 conteúdos diferentes publicados no Portal da Assembleia, distribuídos às mais de 850 emissoras parceiras ou transmitidos ao vivo para 238 rádios do interior.
Documentário – Além do trabalho desenvolvido nas eleições deste ano, a TV Assembleia também se destacou nacionalmente em 2014. Em setembro, o documentário Na Lei ou na Marra: 1964, um combate antes do golpe venceu o 36º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria documentário de TV. O prêmio é organizado pelo Instituto Vladimir Herzog, pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), entre outras entidades. O documentário foi exibido pela primeira vez em 31 de março, como parte da programação da ALMG para lembrar os 50 anos do golpe de 1964.
Informação direta aos cidadãos
Os veículos de comunicação da ALMG contribuíram, em 2014, para a transparência do trabalho parlamentar, permitindo à população acompanhar e entender as ações desenvolvidas, sobretudo no dia a dia do Plenário e das comissões. A TV e a Rádio Assembleia levaram informação direta a todo o Estado, possibilitando ao cidadão, por mais distante que se encontrasse, conhecer a atuação de seus representantes.
A Rádio Assembleia produziu mais de 1.900 horas de programação para as emissoras parceiras, incluindo transmissões ao vivo em 226 municípios e boletins enviados por e-mail, diariamente, para 708 emissoras. Além disso, rádios e cidadãos de qualquer município seguiram tendo acesso aos boletins no Portal da Assembleia, com média de 100 downloads por dia, perfazendo mais de 23 mil áudios baixados no ano.
Portal da Assembleia – Em 2014, o Portal da Assembleia continuou oferecendo acesso a informações atualizadas sobre legislação estadual, tramitação de proposições, reuniões de Plenário e comissões, acompanhamento de políticas públicas, eventos institucionais e outros assuntos. Além disso, o site dispôs de ampla cobertura jornalística, com convergência das mídias disponíveis – notícias, fotos, áudios e vídeos – e de canais que permitiram ao cidadão interagir com o Legislativo mineiro, como o Fale com a Assembleia e o Fale com seu Deputado, o Envie sua Sugestão de Projeto de Lei, o Dê sua Opinião sobre Projetos em Tramitação e as Consultas Públicas.
As quatro seções mais visitadas do Portal foram Legislação, Notícias, Tramitação de Projetos e Conheça os Deputados. Destaque também para o grande volume de acessos ao hotsite Eleições 2014. Até 30 de novembro, o Portal da Assembleia teve 1,7 milhão de visitas externas, com média de 161 mil visitas externas por mês. Dos acessos, 46% foram de novos visitantes.
Aplicativo e boletim – A ALMG oferece, desde 2013, um aplicativo para iPhone e iPad, e em novembro de 2014, foi disponibilizada a versão desse aplicativo para Android.
A ALMG envia, ainda, informações sobre as suas atividades, organizadas por assuntos, e os usuários podem se cadastrar para receber boletins de notícias do Centro de Apoio às Câmaras e da Escola do Legislativo, ou para acompanhar proposições em tramitação. Em 2014, 15.560 novos usuários se cadastraram no Portal da Assembleia. Com isso, o total de usuários cadastrados chegou a 24.820, número sete vezes maior que o de 2013.
Redes sociais – Além do grande acesso ao Portal originado de visitas do Facebook, a presença oficial da ALMG nessa rede social tem se consolidado como ferramenta de relacionamento. Com um ano e meio de funcionamento, a página teve, em 2014, um crescimento de quase três vezes no número de curtidores. Em 30 de novembro, eram 6.536 curtidores.
No Twitter, o perfil oficial registrou mais de 7.380 seguidores até 30 de novembro. O canal do YouTube, por sua vez, registrou mais de 253 mil visualizações de vídeos, 78% a mais que em 2013.
TV Assembleia |
Portal da Assembleia |
Facebook, Twitter e YouTube |
|
|
|