Notícias
De
Até

Piumhi recebe debate do PPAG sobre agropecuária

Encontro no município do Centro-Oeste mineiro será na segunda (5/11)

Piumhí (Centro-Oeste) é o último município do interior do Estado a receber uma audiência de revisão, para o próximo ano, do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2012-2015. O encontro, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, acontece nesta segunda-feira (5/11/12), a partir de 9h30, no Piumhi Tênis Clube, na Praça Dr. Avelino de Queiroz, 153. Serão discutidas propostas relacionadas à produção rural e ao programa Cultivar, Nutrir e Educar, que promove o uso de produtos da agricultura familiar na merenda escolar. As inscrições podem ser feitas pela internet, das 8 horas de 17/10/12 até o meio-dia de 31/10/12.

A audiência será coordenada pela Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, presidida pelo deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), com a participação de parlamentares das Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária e de Participação Popular. Pelo Poder Executivo, irão participar dos debates o secretário-adjunto de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Paulo Afonso Romano, que também é gerente do programa estruturador Sustentabilidade e Infraestrutura no Campo; e a gerente do programa Cultivar, Nutrir e Educar, Jacqueline Míriam Maciel Junqueira.

O programa Sustentabilidade e Infraestrutura no Campo integra a Rede de Desenvolvimento Rural. Essas redes são a forma como o PPAG organiza as ações governamentais na implementação das políticas públicas. O objetivo do programa é ampliar a inserção da produção agropecuária mineira nos mercados nacional e internacional, com ações de agregação de valor aos produtos. Também visa melhorar o setor agropecuário mineiro, investindo na infraestrutura de produção e em logística, além de tornar o produtor rural gestor da sustentabilidade no campo. Já o programa Cultivar, Nutrir e Educar pertence à Rede de Desenvolvimento Social e Proteção.

Entenda – O PPAG é elaborado a cada quatro anos e estabelece, de forma regionalizada, os objetivos, metas e investimentos da administração pública estadual em saúde, educação, estradas, meio ambiente, segurança pública, assistência social, entre outras áreas. Minas Gerais é o único Estado que promove uma revisão anual deste plano, a fim de manter e aperfeiçoar seu alinhamento com o orçamento anual e outros instrumentos de planejamento. Essa revisão também permite a participação da sociedade civil organizada na elaboração das políticas públicas.