Notícias
De
Até
Revisão do Plano Plurianual passa por Piumhi
Piumhi sediou a última audiência da etapa de interiorização da revisão do PPAG - Foto: Ricardo Barbosa
Produtores rurais apresentaram sugestões durante a audiência
Produtores rurais apresentaram sugestões durante a audiência - Foto: Ricardo Barbosa

Audiência pública em Piumhi debateu agronegócio no Estado

Em reunião de revisão do PPAG, produtores rurais solicitaram regularização da produção e melhoria de estradas.

Produtores rurais da região de Piumhi (Centro-Oeste) apresentaram propostas de incentivo à agricultura familiar e à sustentabilidade no campo, em audiência de revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2012-2015, realizada nesta segunda-feira (05/11/2012), no Piumhi Tênis Clube. O encontro, realizado pela Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foi coordenado pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e pelo presidente da comissão, deputado Antônio Carlos Arantes (PSC). Piumhi recebeu a última audiência do PPAG em sua etapa de interiorização. A ALMG dá continuidade ao trabalho de revisão com a realização de audiências na Capital até o dia 13.

Dinis Pinheiro destacou a importância das audiências e da apresentação de propostas pela sociedade, que podem se transformar em emendas ao projeto de lei de revisão do PPAG. "A Assembleia é sempre muito responsável e verdadeira, conversando e se fazendo presente no objetivo de melhorar a vida dos mineiros. E é por isso que estamos aqui hoje, neste, que é um dos momentos de maior significação para o Parlamento mineiro: quando a Assembleia vem para conversar com as pessoas", declarou. 

Dinis Pinheiro chamou a atenção também para a diversidade de temas abordados nos eventos. Nas outras três reuniões no interior, foram discutidos programas das áreas de educação, em Araxá; desenvolvimento social, em Araçuaí; e saúde, em Poços de Caldas. Em Belo Horizonte, todas as 11 redes do PPAG serão debatidas.

Infraestrutura - Na audiência de Piumhi, foi apresentado o programa Sustentabilidade e Infraestrutura no Campo, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), bem como os quatro projetos que o compõem. De acordo com o gerente do projeto Adequação Socioeconômica e Ambiental de Propriedades Rurais, José Ricardo Ramos, o objetivo do programa é viabilizar a sustentabilidade das propriedades rurais mineiras, investindo na infraestrutura de produção e de logística. Para ele, a inserção da dimensão ambiental na atividade produtiva é indispensável, pois possibilita que o produtor rural seja gestor da sustentabilidade.

Ainda foi discutido o programa Cultivar, Nutrir e Educar, da Seapa, que visa garantir o direito humano à alimentação saudável, adequada e solidária. “É um programa estruturador criado para atender a uma demanda da sociedade, e que promove o uso de produtos de agricultura familiar na merenda escolar”, explicou a gerente do programa, Jacqueline Míriam Maciel Junqueira.

“O grande avanço no setor agropecuário mineiro vai acontecer quando o Ministério da Agricultura der mais tranquilidade aos produtores rurais para produzir e comercializar fora do Estado”, destacou o deputado Antônio Carlos Arantes.

Para a deputada Liza Prado (PSB), o evento representa uma oportunidade para que os trabalhadores rurais ligados à economia solidária consigam se organizar e melhorar os meios de comercialização de seus produtos. O parlamentar Fabiano Tolentino (PSD) também parabenizou a iniciativa da ALMG de discutir o PPAG com produtores rurais da região, uma vez que os produtos locais e a agricultura familiar podem ser valorizados neste tipo de ocasião.

Também participaram da reunião o prefeito de Piumhi, Arlindo Barbosa Neto, e a gerente do programa Fortalecimento da Agricultura Familiar, Ignes Botelho Figueiredo Matias. Esse projeto também é vinculado à Seapa.

Sugestões para o PPAG – Dentre as 34 propostas apresentadas na audiência pública, foram feitos diversos pedidos para regularizar a produção agropecuária no Estado, a fim de reduzir a clandestinidade no setor, e para melhorar as condições das estradas rurais.

A criação de um consórcio intermunicipal de inspeção sanitária; a padronização de produtos por região; a elaboração de um complexo de agronegócio regional que facilite as atividades dos produtores locais; bem como a implantação de ações que visem melhorar a renda do pequeno produtor mineiro e garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva foram algumas das propostas apresentadas pelos participantes.

Também foi sugerida a inserção de projetos de apoio à produção de queijos artesanais mineiros, através de políticas mais objetivas que viabilizem o agronegócio deste produto.