Noroeste de Minas

 

Assista ao encontro regional:

Dados da região

Perfil
População: 631 mil
População - Unaí : 85 mil
Municípios (30): Arapuã, Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Carmo do Paranaíba, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Natalândia, Paracatu, Patos de Minas, Presidente Olegário, Riachinho, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Tiros, Unaí, Uruana de Minas, Varjão de Minas, Vazante.

 

Economia
Proporção de pobres (1/2 salário mínimo per capita): 192 mil pessoas (31%)
PIB: R$ 18,9 bilhões (3,5% do PIB do Estado)
Composição setorial: serviços - 50%; indústria - 21%; agropecuária - 29%
Principais produtos da agropecuária: soja, leite, café Arábica

 

Unaí

Economia
Proporção de pobres (1/2 salário mínimo per capita: 35%
Principais produtos da agropecuária: soja, milho, cana-de-açúcar
Desemprego: em 2020, Unaí teve saldo de apenas 125  novos postos de trabalho criados
Empresas fechadase: em 2020, 456 empresas foram fechadas em Unaí.

 

Principais impactos da pandemia informados por participantes:

 

  • Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Lagoa Formosa:
    "Atraso no pagamento de boletos."
    "Atraso no recebimento de boletos."
  • Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas: um dos maiores impactos sofridos pelo agronegócio durante a pandemia foi o aumento do preço dos insumos agrícolas, combustíveis e lubrificantes.
  • Associação Comercial e Empresarial (ACE) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Unaí: a ACE/CDL defende e representa a classe empresarial e viu de perto que a pandemia causou impactos imensuráveis. A economia do município tem forte influência do comércio e com o fechamento das atividades nesse cenário pandêmico houve uma queda significativa nas vendas de produtos e serviços, empresas encerraram suas atividades, pessoas perderam o emprego ou tiveram seus ganhos reduzidos, gerando endividamento e grave crise financeira, além do efeito psicológico, que trouxe angústia, medo e insegurança ao empresário e aos futuros empreendedores, que viram seus sonhos serem assolados pela incerteza de um amanhã sem precedentes.
  • Cooperativa Agrícola de Unaí: impactou muito o conceito de logística, o custo da matéria-prima (devido ao transporte), atraso na entrega de máquinas e peças de reposição.