Vertentes

 

Dados da região

Perfil
População: 723 mil
População - Conselheiro Lafaiete: 130 mil
Municípios (50): Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Capela Nova, Caranaíba, Carandaí, Casa Grande, Conceição da Barra de Minas, Catas Altas da Noruega, Cipotânea, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Coronel Xavier Chaves, Cristiano Otoni, Desterro de Entre Rios, Desterro do Meio, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibertioga, Ibituruna, Itaverava, Jeceaba, Lagoa Dourada, Lamim, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Ouro Branco, Paiva, Piedade do Rio Grande, Piranga, Prados, Queluzito, Resende Costa, Ressaquinha, Rio Espera, Ritápolis, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Cruz de Minas, Santana do Garambéu, Santana dos Montes, Santa Rita do Ibitipoca, São Brás do Suaçuí, São João Del Rei, São Tiago, São Vicente de Minas, Senhora de Oliveira, Senhora dos Remédios, Tiradentes.

 

Economia
Proporção de pobres (1/2 salário mínimo per capita): 239 mil pessoas (33%)
PIB: R$ 17,5 bilhões (3,2% do PIB do Estado
Composição setorial: serviços - 53%; indústria - 37%; agropecuária - 10%
Principais produtos da agropecuária: leite, milho, tomate

 

Conselheiro Lafaiete

Economia
Proporção de pobres (1/2 salário mínimo per capita): 33%
Principais produtos da agropecuária: leite, milho, feijão
Desemprego: em 2020, Conselheiro Lafaiete teve saldo de 278  novos postos de trabalho criados, resultado 40% menor que em 2019, de 701  empregos gerados
Empresas fechadas: em 2020, 737 empresas foram fechadas em Conselheiro Lafaiete.

 

Principais impactos da pandemia informados por participantes:

 

  • Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Conselheiro Lafaiete: acúmulo de contas, demissões, queda extrema no faturamento e dificuldades logísticas.
  • Câmara de Dirigentes Lojistas de Barbacena: os impactos têm sido os piores possíveis, empresas encerrando as atividades, outras em situação econômica complicadíssima, aumento de desemprego e falta de suporte e incentivo por parte dos governos do município e do Estado.
  • Sindicato do Comércio de Barbacena: demissão de 936 empregados do comércio da cidade Barbacena. Queda de até 40% no faturamento das empresas classificadas como essenciais (oficinas mecânicas, lojas de peças, lanchonetes, etc.) e de até 90% nas atividades não essenciais (vestuário, presentes, salões de beleza, academias de ginástica, escolas, etc.). As exceções são os supermercados e drogarias, e os empregados do setor público.
  • Sindicato dos Empregados no Comércio de Barbacena: o comércio não é o culpado pela proliferação da Covid-19, tanto que já existem diversas pesquisas mostrando que, com o fechamento do comércio, não melhorou em nada a contaminação.