Apresentação

 

O ano de 2022 foi marcado por celebrações cívicas de alcance nacional que nos convidaram a revisitar momentos fecundos de nosso passado coletivo e nos levaram a refletir sobre o país que queremos construir para os tempos futuros.

Comemoramos, nesse ano, o bicentenário da Independência do Brasil, marco fundamental de nossa história política, e o centenário da Semana de Arte Moderna, evento que representou um ponto de inflexão da cultura e das artes nacionais ao ampliar os caminhos do modernismo brasileiro.

Esses referenciais continuam a prover grande parte da inspiração de que precisamos para conceber os melhores projetos para Minas e para o Brasil. Da Independência, mantemos acesa a chama da liberdade, tão inerente à alma mineira. Do modernismo, trazemos o espírito de vanguarda e a capacidade de inovação.

Esse foi também um ano de eleições gerais, provavelmente as mais concorridas de nossa história republicana. Ao longo de um processo eleitoral permeado por intensos desafios, a Assembleia de Minas soube assegurar a independência e o equilíbrio entre os Poderes do Estado e reafirmar sua vocação inata para a promoção do diálogo e a construção de consensos em favor da democracia.

A presente edição do Relatório Institucional da Assembleia Legislativa de Minas Gerais reveste-se de um caráter especial, pelos motivos já mencionados e pelo encerramento da 19ª Legislatura da Casa.

Este é, portanto, um momento oportuno para recordarmos o quanto foi realizado pelo Parlamento mineiro, em diálogo com a sociedade, ao longo desses quatro anos abrangidos pela legislatura que ora se encerra.