Depoentes

Trechos de alguns depoimentos colhidos pela CPI da Barragem: 

Luiz Nogueira

Luiz Nogueira

Segundo o delegado da Polícia Federal, está comprovado que a Vale utilizou documentos falsos para conseguir a licença para o descomissionamento da barragem.

Bruno Tasca

Bruno Tasca Cabral

O delegado da Polícia Civil afirmou que a mineradora já sabia do risco de rompimento da barragem desde 2017. A previsão era de que o rompimento pudesse atingir entre 120 e 150 pessoas, mas, mesmo assim, a empresa optou por não evacuar a área.

César Grandchamp

César Grandchamp

Geólogo da Vale, assinou a declaração de estabilidade da estrutura em Brumadinho. Ele afirmou que só deu o aval porque confiava nos consultores que produziram o laudo de estabilidade.

Cristina Malheiros

Cristina Malheiros

"Não cabia a mim discordar dos laudos, a gerência de gestão de riscos que acompanhava isso", afirmou Cristina Malheiros, da Gerência de Geotecnia da Vale.

Marilene Lopes de Araújo

Marilene Lopes Araújo

Da equipe de Geotecnia Corporativa da Vale, ela afirmou que a responsabilidade técnica pela segurança da Barragem é dos engenheiros da Gerência de Geotecnia Operacional da empresa.

Artur Ribeiro

Artur Ribeiro

O engenheiro estava no refeitório e conseguiu fugir, primeiro a pé e depois de carona em uma caminhonete.

Lucas Brasil

Lucas Brasil

Ex-Vale, ele disse ser responsável apenas pela estrutura formal do plano de emergência, que foi enviado a áreas técnicas para análise.

Sérgio Freitas

Sérgio Freitas

O engenheiro explicou que o plano de emergência da barragem previa um tempo de ATÉ UM MINUTO para saída dos funcionários de locais mais próximas da barragem, como o refeitório.

Fernando Henrique Cardoso Coelho

Fernando Barbosa Coelho

"Ô filho! Você que trabalha na barragem, fica na parte mais alta que aquilo tá igual uma bomba, vai estourar a qualquer hora", aconselhou Olavo Coelho ao filho Fernando (foto). Olavo, que teria comunicado aos gerentes que a estrutura poderia se romper, acabou sendo uma das vítimas da tragédia.

Renzo Albieri

Renzo Albieri Carvalho

Gerente da área de geotecnia da Vale, ele afirmou que problemas pontuais foram resolvidos com intervenções na estrutura antes do rompimento.

Eiichi Osawa

Eiichi Pampulini Osawa

"Estou sob tratamento psicológico e psiquiátrico no SUS de Brumadinho." Mecânico da Sotreq, Eiichi perdeu o cunhado (ainda desaparecido) e afirmou não saber da recomendação de que não deveriam ocorrer detonações próximo à barragem.

Edmar de Rezende

Edmar de Rezende

"Eu mesmo poderia estar no restaurante (que foi destruído pela onda de rejeitos), por poucos minutos", afirmou Edmar, que era responsável por detonar dinamites na mina.

Tércio Andrade Costa

Tércio Andrade Costa

"Desde o início das medições em Córrego do Feijão, em março de 2018, a área apresentava uma deformação", disse Tércio, que opera radares na Vale desde 2013.

Gerd Peter Poppinga

Gerd Peter Poppinga

Segundo na linha hierárquica da empresa, o diretor-executivo de Ferrosos da Vale falou que não tinha nenhum conhecimento sobre os riscos de estabilidade da barragem.

Moisés Clemente

Moisés Clemente

Da gerência responsável pela manutenção e segurança da barragem, Moisés acredita que a Vale errou ao minimizar os riscos para os funcionários. "Essa omissão de informação fazia a gente acreditar na segurança e estabilidade da barragem".