Causas do rompimento

O conjunto de depoimentos e dados levantados pela CPI indicou que a Vale sabia dos todos os riscos da Barragem B1, em Brumadinho, e que, praticamente, nada foi feito para prevenir o rompimento.

O fator de segurança da barragem, inferior ao recomendado por normas internacionais, era conhecido há, aproximadamente, dois anos antes do desastre, o que não impediu a Vale de obter dois laudos de estabilidade.

As apurações da CPI apontaram uma série de omissões por parte da mineradora. Veja no vídeo.

Responsabilidade penal

A CPI da Barragem de Brumadinho pede a responsabilização criminal da Vale e de seus funcionários.

São alvos de pedidos de indiciamento empregados do alto escalão da empresa e também empregados envolvidos diretamente nos procedimentos de segurança e estabilidade da barragem.

Veja aqui a lista completa dos nomes.

Responsabilidade e reparação civil

Muitos relatos, cobranças devidas e emoções. A presença da comissão em Brumadinho e o contato com os familiares das vítimas e testemunhas humaniza o trabalho da CPI da Barragem, alimenta o senso de justiça e redobra a responsabilidade.

O relatório da CPI também trata da responsabilidade civil e reparação dos danos. A empresa, por ação e omissão, é considerada civilmente responsável pelo rompimento da barragem. 

A investigação

Formada em março de 2019, a CPI de Brumadinho da ALMG realizou, até setembro, 35 reuniões e duas visitas à região afetada pelo rompimento da barragem. Foram feitos 149 depoimentos, entre testemunhas, investigados e especialistas.

Considerada a mais técnica CPI que a ALMG já teve, a comissão revelou que havia excesso de água na Barragem B1 e falhas no plano de ação de emergência da Vale.

Entenda no vídeo como foi o trabalho da CPI.

Depoentes

Bruno Tasca Cabral

Bruno Tasca Cabral

O delegado da Polícia Civil afirmou que a mineradora Vale já sabia do risco de rompimento da barragem desde 2017, mas a empresa optou por não evacuar a área.

César Grandchamp

César Grandchamp

Geólogo da Vale, ele assinou a declaração de estabilidade da estrutura em Brumadinho. Afirmou que só deu o aval porque confiava nos consultores que produziram o laudo de estabilidade.

Luiz Nogueira

Luiz Nogueira

O delegado da Polícia Federal disse que está comprovado que a Vale utilizou documentos falsos para conseguir a licença para o descomissionamento da barragem.

Cristina Malheiros

Cristina Malheiros

“Não cabia a mim discordar dos laudos, a gerência de gestão de riscos que acompanhava isso,” afirmou Cristina Malheiros, da Gerência de Geotecnia da Vale.


Veja mais depoimentos


Cinco anos do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho

Cinco anos depois da ruptura da barragem B1, da Minas Córrego do Feijão, em Brumadinho, ainda há muito o que recuperar na região atingida pela lama da Vale. O Assembleia em Destaque mostra o trabalho parlamentar de fiscalização do acordo fechado entre a Vale e órgãos públicos. A qualidade da água na região de Brumadinho, o impacto de obras, doenças crônicas entre os atingidos e a exposição de moradores a metais pesados foram demandas trazidas aos parlamentares nos últimos meses. No trabalho de monitoramento da situação de famílias e do meio ambiente, a rotina da Assembleia é marcada por visitas técnicas em comunidades atingidas e por debates na sede do Parlamento de Minas. Leia mais

19:03
Organizações internacionais recebem relatório da CPI da Barragem de Brumadinho

O grupo de trabalho, que acompanha os desdobramentos do relatório final da CPI que investigou o rompimento da barragem em Brumadinho ocorrido em janeiro de 2019, se reuniu com representantes de entidades internacionais. No encontro na Assembleia, na tarde desta quarta-feira (25.08), os deputados relataram como foram os trabalhos da CPI, os resultados das investigações da comissão e as ações de monitoramento dos integrantes do grupo. As entidades internacionais estão no Brasil a convite do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Leia mais

02:54
ONU atuará para que tragédia de Brumadinho seja lembrada

Representante da ONU esteve com familiares das vítimas da tragédia de Brumadinho. Ele garantiu que a organização não vai deixar que o crime seja esquecido pelo mundo. Deputados do grupo de trabalho da CPI da barragem de Brumadinho também participaram do encontro. Leia mais

02:55
ALMG reverencia memória de vítimas da tragédia de Brumadinho

Em solenidade remota nesta segunda-feira (27), haverá lançamento de livro sobre o rompimento da barragem da Vale. Leia mais

Política dos Atingidos por Barragens tem veto promulgado

Com decisão da ALMG, parte antes vetada pelo Executivo já é lei, ampliando alcance de plano para licenciamento. Leia mais

Plenário derruba veto a Política dos Atingidos por Barragens

Dispositivo mantido amplia tipos de estruturas alcançadas por plano de recuperação; outros vetos são acatados. Leia mais