Causas do rompimento

O conjunto de depoimentos e dados levantados pela CPI indicou que a Vale sabia dos todos os riscos da Barragem B1, em Brumadinho, e que, praticamente, nada foi feito para prevenir o rompimento.

O fator de segurança da barragem, inferior ao recomendado por normas internacionais, era conhecido há, aproximadamente, dois anos antes do desastre, o que não impediu a Vale de obter dois laudos de estabilidade.

As apurações da CPI apontaram uma série de omissões por parte da mineradora. Veja no vídeo.

Responsabilidade penal

A CPI da Barragem de Brumadinho pede a responsabilização criminal da Vale e de seus funcionários.

São alvos de pedidos de indiciamento empregados do alto escalão da empresa e também empregados envolvidos diretamente nos procedimentos de segurança e estabilidade da barragem.

Veja aqui a lista completa dos nomes.

Responsabilidade e reparação civil

Muitos relatos, cobranças devidas e emoções. A presença da comissão em Brumadinho e o contato com os familiares das vítimas e testemunhas humaniza o trabalho da CPI da Barragem, alimenta o senso de justiça e redobra a responsabilidade.

O relatório da CPI também trata da responsabilidade civil e reparação dos danos. A empresa, por ação e omissão, é considerada civilmente responsável pelo rompimento da barragem. 

A investigação

Formada em março de 2019, a CPI de Brumadinho da ALMG realizou, até setembro, 35 reuniões e duas visitas à região afetada pelo rompimento da barragem. Foram feitos 149 depoimentos, entre testemunhas, investigados e especialistas.

Considerada a mais técnica CPI que a ALMG já teve, a comissão revelou que havia excesso de água na Barragem B1 e falhas no plano de ação de emergência da Vale.

Entenda no vídeo como foi o trabalho da CPI.

Depoentes

Bruno Tasca Cabral

Bruno Tasca Cabral

O delegado da Polícia Civil afirmou que a mineradora Vale já sabia do risco de rompimento da barragem desde 2017, mas a empresa optou por não evacuar a área.

César Grandchamp

César Grandchamp

Geólogo da Vale, ele assinou a declaração de estabilidade da estrutura em Brumadinho. Afirmou que só deu o aval porque confiava nos consultores que produziram o laudo de estabilidade.

Luiz Nogueira

Luiz Nogueira

O delegado da Polícia Federal disse que está comprovado que a Vale utilizou documentos falsos para conseguir a licença para o descomissionamento da barragem.

Cristina Malheiros

Cristina Malheiros

“Não cabia a mim discordar dos laudos, a gerência de gestão de riscos que acompanhava isso,” afirmou Cristina Malheiros, da Gerência de Geotecnia da Vale.


Veja mais depoimentos


Violação de direitos nas indenizações dos atingidos pelo Rompimento na Barragem de Fundão em Mariana

Moradores de Comunidades Tradicionais, que tiravam o sustento do Rio Doce, atingido pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, denunciam e criticam atuação da Fundação Renova no pagamento das indenizações. Tanto eles, como ministério público e outras entidades, denunciam que Vale, Samarco e BHP estão usando a Fundação para não fazer a reparação dos danos aos atingidos. Leia mais

15:05
CPI de Barragem entrega relatório a vários órgãos

Em solenidade na Assembleia, familiares de vítimas e autoridades receberam o relatório da CPI da Barragem de Brumadinho. O documento, com mais de trezentas páginas, pede o indiciamento de treze pessoas. Entre elas, dez funcionários e executivos da Vale e o ex-presidente da mineradora. Leia mais

02:43
Relatório final da CPI da Barragem de Brumadinho

O deputado Gustavo Valadares fala sobre o relatório final da CPI da Barragem de Brumadinho. O parlamentar destaca a importância de trabalho, apresenta os principais pontos do documento e avalia os próximos passos da Assembleia no monitoramento das recomendações apresentadas pelos deputados no relatório final da CPI. Valadares também fala da relação da Assembleia com o governador Romeu Zema e projeta como devem ser as discussões dos projetos do Regime de Recuperação Fiscal na Casa. Leia mais

22:27
Deputados fazem homenagem às vítimas de Brumadinho

Oito meses depois da tragédia, discursos em Plenário abordam resultados da CPI e buscas pelos desaparecidos. Leia mais

ALMG vai monitorar cumprimento de recomendações da CPI

Objetivo de grupo de trabalho anunciado hoje pelo presidente da Assembleia é garantir a reparação dos danos da tragédia. Leia mais

CPI federal ouve demandas de atingidos por barragens

Comunidades prejudicadas indiretamente pelo rompimento em Brumadinho relatam dificuldades e cobram reparação de danos. Leia mais