“Minas Arte em Casa: 300 anos de Minas Gerais"

 

Para auxiliar a economia criativa, contribuir para o entretenimento e a formação dos mineiros e reforçar o compromisso da ALMG com a valorização da arte e da cultura em Minas, foi criada a exposição virtual “Minas Arte em Casa: 300 anos de Minas Gerais".

A mostra traz fotografias selecionadas com base nos eixos temáticos da programação comemorativa do tricentenário mineiro:

  1. Sociedade, Política e Economia
  2. Vida cultural
  3. Patrimônio natural
  4. Um olhar para o futuro

 

Obras comemorativas

 

O livro "Minas Gerais. Visão de Conjunto e Perspectivas" é de autoria do professor João Antonio de Paula. O livro faz um registro histórico da construção da identidade de Minas até o momento, com enfoque em aspectos como economia, política, cultura, ciência e tecnologia, e as expectativas do mineiro para o futuro. João Antonio de Paula é graduado em ciências econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em economia pela Unicamp e doutor em história econômica pela USP. Atualmente é professor titular do Departamento de Ciências Econômicas e do Cedeplar/UFMG.

A obra "Nossa Comida Tem História", organizada pelo professor José Newton Coelho Meneses, traz receitas de Minas e suas histórias e celebra a trajetória secular da culinária mineira que, através de sua diversidade e de sua simplicidade, tornou-se parte indissociável da cultura e da história do Estado. José Newton de Meneses é doutor em História, professor do Departamento de História da Fafich/UFMG e diretor do Centro de Estudos Mineiros da UFMG.

A publicação "1720-2020: Livro-reportagem das comemorações do tricentenário de Minas Gerais", de autoria do jornalista Américo Antunes, tem como objetivo narrar os principais acontecimentos da programação conjunta pelos 300 anos de Minas Gerais realizada pela ALMG em parceria com instituições públicas do Estado. Américo Antunes foi repórter dos jornais Diário do Comércio, Diário de Minas e O Globo e presidiu o Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). 

 

Baixe os livros: