“Minas Arte em Casa: 300 anos de Minas Gerais"

 

Para auxiliar a economia criativa, contribuir para o entretenimento e a formação dos mineiros e reforçar o compromisso da ALMG com a valorização da arte e da cultura em Minas, foi criada a exposição virtual “Minas Arte em Casa: 300 anos de Minas Gerais".

A mostra traz fotografias selecionadas com base nos eixos temáticos da programação comemorativa do tricentenário mineiro:

  1. Sociedade, Política e Economia
  2. Vida cultural
  3. Patrimônio natural
  4. Um olhar para o futuro

 

Obras comemorativas

 

O livro "Minas Gerais. Visão de Conjunto e Perspectivas" é de autoria do professor João Antonio de Paula. O livro faz um registro histórico da construção da identidade de Minas até o momento, com enfoque em aspectos como economia, política, cultura, ciência e tecnologia, e as expectativas do mineiro para o futuro. João Antonio de Paula é graduado em ciências econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em economia pela Unicamp e doutor em história econômica pela USP. Atualmente é professor titular do Departamento de Ciências Econômicas e do Cedeplar/UFMG.

A obra "Nossa Comida Tem História", organizada pelo professor José Newton Coelho Meneses, traz receitas de Minas e suas histórias e celebra a trajetória secular da culinária mineira que, através de sua diversidade e de sua simplicidade, tornou-se parte indissociável da cultura e da história do Estado. José Newton de Meneses é doutor em História, professor do Departamento de História da Fafich/UFMG e diretor do Centro de Estudos Mineiros da UFMG.

 

Baixe os livros: