Assembleia de Minas (ALMG)

Com o objetivo de comemorar os 300 anos da criação de Minas, a ALMG programou atividades para dar visibilidade à importante trajetória histórica do Estado, valorizando as conquistas democráticas empreendidas pelos mineiros. O intuito é refletir sobre o que nos qualifica como mineiros – e as nossas conquistas –, além de apresentar as riquezas econômicas de Minas, valorizar a identidade mineira e promover a reflexão para o futuro do nosso Estado.

Veja galeria de fotos históricas sobre os 300 anos de Minas.

Programação

10 de Março de 2020
Solenidade de Lançamento da Programação Comemorativa pelos 300 anos de Minas Gerais
Março de 2020
Publicação da edição atualizada do livro "Mulheres na Política: as representantes de Minas Gerais no Poder Legislativo"
5 de Julho de 2020
Lançamento do projeto Nossa Comida Tem História

Edições especiais do Programa Panorama da TV Assembleia e de Podcasts Politiza da Rádio Assembleia.

18 de Novembro de 2020
Reedição do Livro "Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho: Artista síntese" - Edição Comemorativa dos 300 anos de Minas Gerais
2 de dezembro de 2020, às 17 horas
Reunião Especial Comemorativa dos 300 anos de Minas Gerais

O evento contará com o lançamento do livro "Minas Gerais. Visão de conjunto e perspectivas", do professor João Antonio de Paula e a exibição de vídeo conceitual em homenagem ao tricentenário do estado.  

Local: Plenário da ALMG

16 de julho de 2021
Webinário Formação do Povo Mineiro: as diversas faces de um mosaico em construção

O evento apresentará as contribuições dos diferentes povos na formação da identidade mineira e para o desenvolvimento econômico do Estado.

Na ocasião, também será lançado o livro "1720-2020: Livro-reportagem das comemorações do tricentenário de Minas Gerais", do jornalista Américo Antunes.

A publicação é o terceiro e último livro da coleção "300 anos de Minas Gerais", composta ainda pelos livros "Nossa Comida Tem História", organizado pelo professor José Newton Coelho Meneses", e "Minas Gerais. Visão de conjunto e perspectivas", de autoria do professor João Antonio de Paula.