Politiza aborda papel dos africanos na formação de Minas
Episódio compõe uma série sobre a história do Estado; entrevistada é a professora Vanicleia Santos.
O novo episódio do podcast Politiza, da Rádio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que já está no ar, aborda o papel dos povos africanos na formação da história de Minas Gerais e as tentativas para apagá-lo. Também vai analisar os estereótipos e os discursos políticos elaborados para ocultar sua importância. A entrevistada é a professora de História Pré-Colonial, Vanicleia Silva Santos.
Esse episódio integra uma série de três programas sobre o tema. O primeiro analisa como a ocupação do território mineiro foi crucial para a definição do mapa brasileiro. O entrevistado foi o jornalista Américo Antunes, que tem uma trajetória dedicada à investigação da história do Estado e é autor de “1720/2020: Livro-reportagem das comemorações do tricentenário de Minas Gerais”. A obra integra coleção especial e narra os principais acontecimentos dos 300 anos de Minas Gerais.
O próximo episódio, que vai ao ar na sexta-feira (3/9/21), tem como tema a distorção das narrativas de colonização, que desconsideram a resistência e o legado dos povos originários na construção da nossa identidade. O entrevistado será o professor e líder indígena, Siwê Pataxó.