Deputado Agostinho Patrus (PV)

Deputado Agostinho Patrus (PV)

O ano de 2020, que começou com o duro golpe da tragédia das chuvas, foi profundamente marcado pela pandemia da covid-19, doença que provocou, em escala planetária, uma crise sanitária, social e econômica sem precedentes. Em nosso estado, foram mais de 10 mil mortes causadas pelo coronavírus.

Ciente da gravidade da situação e da responsabilidade para com os mineiros, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais respondeu de imediato ao desafio, colocando o enfrentamento dos efeitos da pandemia no centro de suas atividades. Assumimos esse protagonismo com a convicção de que, apesar da necessidade de isolamento social, manteríamos a intensa produção legislativa desta Casa.

Veja a opinião do presidente da ALMG sobre outros temas no relatório institucional.

Visão parlamentar

"A Assembleia de Minas teve uma atuação exemplar na pandemia, com a aprovação de diversas leis focadas no combate à covid-19 e no auxílio à população que perdeu emprego e renda nesse período difícil. Destaco a lei pioneira que determinou que empresas e órgãos com atendimento ao público forneçam máscaras para seus funcionários usarem no expediente e a proibição da apreensão de veículos por falta da documentação de 2020. No pós-pandemia, a Assembleia terá o desafio de auxiliar na retomada da economia e do crescimento do Estado, com a criação de boas leis e a fiscalização do Executivo."

Alencar da Silveira Jr. (PDT)

Deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT)

“No ano da maior crise sanitária do País, a ALMG apresentou uma resposta aos mineiros com rapidez e comprometimento. A Casa aprovou cerca de uma centena de projetos de lei remotamente, a maioria para conter os impactos da pandemia, como aquele de que fui coautora e que determina a inclusão dos dados de raça e cor nos formulários de saúde no Estado para direcionar políticas para essa população. Com um olhar para as mazelas que extrapolam a pandemia, avançamos na legislação de proteção às mulheres com a aprovação de lei de minha autoria que cria um banco de empregos para vítimas de violência doméstica.”

Ana Paula Siqueira (Rede)

Ana Paula Siqueira (Rede)

“A Assembleia adaptou-se rapidamente ao sistema de reuniões remotas e alcançou nível alto de produção legislativa, sem esquecer o seu papel fiscalizador do Estado. Em março, aprovamos a Lei 23.631, com diretrizes para enfrentar a pandemia e seus efeitos; na sequência, aprovamos leis setoriais, como a da saúde da população negra, a do combate à violência doméstica e a que destina recursos para os fundos da saúde e da assistência social, entre outras. Destinamos R$ 300 milhões, por meio de emendas parlamentares, ao combate à covid-19.”

Ana Paula Siqueira (Rede)

André Quintão (PT)

“Mesmo remoto, o trabalho na ALMG foi tão ou mais intenso que em condições habituais, apesar da gravidade da situação vivenciada. No Plenário e nas comissões que tratam de temas ligados às mulheres e aos direitos humanos, buscamos soluções para os que mais sofrem na pandemia. Aprovamos projetos para que os dados de cor e raça fossem colhidos nos registros da covid-19 e para o enfrentamento da violência contra a mulher nesse contexto, entre outras iniciativas. A solidariedade tem sido fundamental para enfrentar esse momento e assim permanecerá após a pandemia.”

Andreia de Jesus (Psol)

Deputada Andreia de Jesus (Psol)

“Como exemplo para o Brasil, a ALMG agiu rápida e prontamente em defesa dos mineiros durante a pandemia. Preparou, discutiu e aprovou em tempo recorde dezenas de leis para o enfrentamento da situação, num trabalho árduo e coletivo. Foi graças às iniciativas desta Casa que recursos financeiros, humanos e técnicos foram canalizados para minorar o sofrimento do nosso povo. E, no que depender de mim, não mediremos esforços para reconstruir nosso estado.”

Antonio Carlos Arantes (PSDB)

Deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB)

“Com um grande volume de iniciativas, a ALMG manteve-se como protagonista no cenário de crise. Continuou legislando com alto desempenho e produtividade e cumpriu seu papel fiscalizador. A área da saúde foi priorizada. Destacamos, nesse sentido, o Programa de Enfrentamento dos Efeitos da Pandemia, que permitiu a destinação de recursos para o combate da doença, por meio de emendas parlamentares. Somamos esforços para aprimorar a legislação e criar propostas efetivas para minimizar a crise e oferecer mais segurança à sociedade.”

Arlen Santiago (PTB)

Deputado Arlen Santiago (PTB)

“Durante a pandemia, realizamos audiências sobre a alta dos preços no período e a volta às aulas. Aprovamos um projeto de lei que trata da redução da verba indenizatória dos deputados e outro que cria diretrizes para o enfrentamento do estado de calamidade pública. Neste último, minhas contribuições foram a parceria com as redes privadas de saúde para ampliar a capacidade de leitos no Estado, a criação de material educativo e a viabilização da telemedicina para reduzir a demanda da população por atendimento nas unidades de saúde. Destinamos também recursos oriundos de emendas parlamentares ao Hemominas e à Funed.”

Bartô (Novo)

Deputado Bartô (Novo)

“A Assembleia Legislativa teve uma atuação fundamental no enfrentamento da pandemia ao votar diversas proposições de proteção à população do nosso estado. Também atuou na fiscalização do Poder Executivo e escutou diversas instituições na área da ciência e da pesquisa, contribuindo para a correta informação da população a respeito da pandemia.”

Beatriz Cerqueira (PT)

Deputada Beatriz Cerqueira (PT)

“A pandemia impôs desafios estruturais à atuação parlamentar, mas o Legislativo soube dar uma resposta rápida à sociedade com a aprovação de leis e a liberação de recursos no momento em que os municípios mais precisavam. Isso foi fundamental. Já o pós-pandemia nos pede ainda mais urgência, pois passamos por uma reforma da previdência em Minas que retirou direitos dos servidores públicos e, além disso, o governo estadual tem intensificado uma agenda privatista e de desmonte do Estado.”

Betão (PT)

Deputado Betão (PT)

“A Assembleia Legislativa, por meio do nosso timoneiro Agostinho Patrus, cumpriu com destreza o papel que lhe coube no enfrentamento da covid-19. Como parlamentar da Casa, sigo contribuindo para reduzir danos adjacentes e prejuízos humanos e econômicos que impactaram as famílias dos mais de nove mil mineiros que se foram. Aqui, destaco projeto de lei de nossa autoria, sancionado pelo governador (Lei 23.672/2020), no qual incluímos as iniciativas comprometidas com justiça social e meio ambiente, áreas afetadas pela pandemia, na Política Estadual de Fomento aos Negócios de Impacto.”

Betinho Pinto Coelho (Solidariedade)

Deputado Betinho Pinto Coelho (Solidariedade)

“Neste período colaborei com ações fundamentais, na ALMG e na Comissão de Cultura, que presido. Meu PL 1.801/20 – com a iniciativa de colegas deputados – foi aprovado (Lei 23.651/20), incluindo na legislação de enfrentamento à pandemia ações emergenciais de fomento às cadeias produtivas da cultura. A comissão atuou na liberação de R$ 16 milhões de recursos do Fundo Estadual de Cultura e em seminário sobre a Lei Aldir Blanc. Seguimos atentos para que nossos artistas possam voltar a trabalhar com segurança, mostrando nossa rica cultura e arte.”

Bosco (Avante)

Deputado Bosco (Avante)

“O ano de 2020 foi atípico, pois as restrições das reuniões presenciais na ALMG demandaram que reinventássemos o rito, passando a nos manifestar virtualmente, algo inédito. Votamos, com a colaboração da excelente equipe técnica da Casa e dos gabinetes, projetos de lei com prioridade ao enfrentamento da pandemia e, assim, amenizamos os seus efeitos na vida dos mineiros. É sabido que 2021 será um ano de retomada, e nós, deputados, estaremos engajados no debate e em projetos de lei para que Minas Gerais supere as perdas e volte à condição de estado emergente.”

Braulio Braz (PTB)

Deputado Braulio Braz (PTB)

“O ano de 2020 foi muito atípico em razão da pandemia, mas nem por isso a Assembleia de Minas deixou de exercer as suas atribuições constitucionais de fiscalizar e legislar. Na Comissão de Constituição e Justiça, da qual faço parte como membro efetivo, aprovamos importantes projetos de lei com impacto direto na vida dos cidadãos mineiros.”

Bruno Engler (PRTB)

Deputado Bruno Engler (PRTB)

“Sou um defensor dos direitos da família e, diante dos desafios causados pela pandemia do novo coronavírus, atuei de forma a levar aos mais necessitados kits emergenciais. Assim sendo, 1.400 cestas básicas, além de produtos de limpeza, foram entregues em regiões carentes de Belo Horizonte. Apresentei medidas importantes para auxílio aos municípios com menor IDH e para assistência aos profissionais de saúde, inclusive com diretrizes para coleta sistêmica, análise e consolidação de dados epidemiológicos relativos à pandemia de covid-19.”

Carlos Henrique (Republicanos)

Deputado Carlos Henrique (Republicanos)

“A saúde pública de qualidade para os mineiros sempre foi a maior prioridade de minhas ações parlamentares. Como presidente da Comissão de Saúde, propus e apoiei todas as iniciativas que fortaleceram o Sistema Único de Saúde (SUS), maior patrimônio da nossa gente. Neste período de pandemia de covid-19, apoiei medidas de prevenção e combate, apresentando e endossando leis que fortaleceram a saúde pública do Estado e seus municípios. No período pós-pandemia, a Comissão de Saúde continuará apresentando propostas e cobrando ações efetivas do governo de Minas.”

Carlos Pimenta (PDT)

Deputado Carlos Pimenta (PDT)

“Em momentos de dificuldades, o papel do político se torna mais fundamental. Nesse quesito, a ALMG se destacou, dando respostas rápidas a assuntos de relevância para Minas Gerais e garantindo o investimento de recursos para o enfrentamento à pandemia e a manutenção das atividades essenciais nos municípios. Tudo isso com o debate de ideias, assegurando a liberdade, a democracia e o respeito. Nos próximos anos, continuaremos unidos para vencer as consequências dessa pandemia, que não serão pequenas, lutando pelo nosso estado e pelos nossos municípios.”

Cássio Soares (PSD)

Deputado Cássio Soares (PSD)

“A pandemia não nos impediu de continuar a defender a população. Apresentamos projetos de lei para proteger o emprego e garantir a assistência aos mais vulneráveis. Propusemos a isenção de impostos e taxas, a ampliação do auxílio emergencial para os transportadores escolares, o acesso gratuito de alunos e professores à internet e medidas que beneficiam os trabalhadores do transporte público. Além disso, enfrentamos o debate das alterações na previdência dos servidores propostas pelo governo, impedindo maiores retrocessos e garantindo direitos ameaçados.”

Celinho Sintrocel (PCdoB)

Deputado Celinho Sintrocel (PCdoB)

“Diante de todo o caos trazido com a pandemia, busquei meios para fortalecer meu trabalho. Junto a outros deputados, formamos um grupo para aprimorar nossa interlocução com o governo estadual no combate à pandemia. Intensifiquei meu trabalho a favor dos municípios e contribuí para consolidar a cooperação entre o Executivo estadual e a TV Assembleia a fim de aumentar o alcance da educação a distância para alunos da rede pública durante o isolamento social. Nós nos fortalecemos e fortalecemos nossa Assembleia a cada dia e a cada desafio superado.”

Celise Laviola (MDB)

Celise Laviola (MDB)

“O ano de 2020 nos trouxe grandes desafios em decorrência dos efeitos da pandemia do novo coronavírus, bem como a necessidade de adotarmos uma postura austera, resiliente e altruísta para um enfrentamento efetivo da situação por parte do Parlamento mineiro. Diversas ações foram propostas e realizadas para o momento sem se perder o olhar para o futuro. Entre as iniciativas propostas, estão projetos de lei de minha autoria voltados aos mais vulneráveis. Manifesto aqui respeito e solidariedade às vítimas da covid-19 e a seus familiares.”

Charles Santos (Republicanos)

Deputado Charles Santos (Republicanos)

“A pandemia deixou claro que a reforma política já passou de urgente. Precisamos enxugar a máquina pública para que tenhamos mais recursos canalizados para atender às demandas da população e possamos oferecer serviços eficientes para outras possíveis situações emergenciais.”

Cleitinho Azevedo (Cidadania)

Deputado Cleitinho Azevedo (Cidadania)

“A pandemia trouxe desdobramentos na saúde e na economia de todo o mundo e afetou a vida dos mineiros. Com adequações tecnológicas, o Parlamento pôde efetivar medidas para amenizar os impactos dessa crise. Como presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, destaco o foco na manutenção da produção agropecuária do Estado, de modo a garantir, com segurança sanitária, o abastecimento de alimentos. A atuação da ALMG é fundamental para aliar crescimento econômico e social, qualidade e sanidade dos produtos agropecuários.”

Coronel Henrique (PSL)

Deputado Coronel Henrique (PSL)

“A pandemia é um problema sério de saúde que surpreendeu a toda a humanidade. Situação que exigiu medidas excepcionais e ágeis. Canalizei minha atenção para a área da saúde e reconduzi mais de R$ 948 mil em emendas, antes destinadas a outros setores, ao enfrentamento da covid-19. Desse total, foram R$ 100 mil para o Hospital Municipal e R$ 200 mil para o Samaritano, ambos em Governador Valadares. O objetivo foi evitar a escassez de materiais necessários em uma possível superlotação. Além disso, o governo do Estado atendeu a meu pedido e disponibilizou 20 respiradores para Governador Valadares.”

Coronel Sandro (PSL)

Deputado Coronel Sandro (PSL)

“Encaminhei, em 2020, dezenas de propostas sobre o enfrentamento da pandemia, que buscavam, entre outras coisas, suspender a cobrança de taxas e de serviços aos mais vulneráveis, além de dar apoio aos servidores da saúde e aos setores mais impactados pela crise. Conseguimos prorrogar contratos de trabalhadores durante a pandemia, pôr fim à discriminação da doação de sangue por homossexuais e ampliar direitos das pessoas com transtorno do espectro autista. Esse foi um ano marcado também pela luta em defesa dos servidores, da educação e de direitos.”

Cristiano Silveira (PT)

Deputado Cristiano Silveira (PT)

“A pandemia trouxe consigo uma inevitável revisão de paradigmas, formas de trabalho e modos de interação social. O Parlamento mineiro, como tantas empresas, órgãos públicos e pessoas, também precisou se reinventar para seguir cumprindo sua missão. Ainda é cedo para falar em pós-covid, mas o que já fica de lição é que, independentemente do trabalho ser presencial ou on-line, independentemente da necessidade ou não do distanciamento social, a boa política deve sempre prevalecer, com ética, transparência, empenho e respeito à coisa pública.”

Dalmo Ribeiro Silva (PSDB)

Deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB)

“Diante do cenário de pandemia que se instalou no mundo e das graves consequências sofridas pela população, a administração pública teve que adotar medidas para dar assistência aos mais afetados. Foi necessário proteger o cidadão da doença, amparar as instituições de saúde com recursos e auxiliar aqueles que perderam a fonte de renda para se sustentarem. O trabalho pós-pandemia deverá ser de reconstrução. O foco dos parlamentares deverá ser o de recolocação dos mineiros no mercado, além da busca por uma ascensão econômica.”

Delegada Sheila (PSL)

Deputada Delegada Sheila (PSL)

“Trabalhamos para aprovar, em 2020 ou no início de 2021, o PL 802/19, de minha autoria, que institui o Plantão Digital, ferramenta que potencializará a investigação policial, trazendo economia de tempo e de mais de R$ 10 milhões/ ano, além de proteger policiais civis e a população. Viveremos tempos difíceis no pós-pandemia, pois, com o fim do auxílio emergencial, poderemos enfrentar problemas na área de segurança pública que vão requerer investimentos nas polícias, em especial em tecnologia e recursos humanos, com a nomeação de escrivães e delegados concursados.”

Delegado Heli Grilo (PSL)

Deputado Delegado Heli Grilo (PSL)

“Em 2020, a Assembleia deixou claro seu compromisso com os mineiros, mantendo os trabalhos mesmo de maneira remota para dotar o Estado de todo o arcabouço legal necessário ao enfrentamento da pandemia. O Parlamento estadual é protagonista desse momento, cumprindo seu papel de representar a população, legislar e fiscalizar o Executivo. Esse protagonismo será essencial também no momento de recuperarmos as perdas sociais e econômicas que sofremos, o que exigirá a presença do Legislativo e uma ampla articulação da sociedade.”

Doorgal Andrada (Patri)

Deputado Doorgal Andrada (Patri)

“A Assembleia Legislativa teve papel preponderante no trabalho de combate e prevenção ao coronavírus. Atuamos de forma ágil e objetiva para que o Estado tivesse as condições necessárias para dar todo o suporte em saúde à nossa população. Na Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, aprovamos projetos de lei que amenizaram diretamente os problemas vividos pelo cidadão na pandemia. Zelar pelo cidadão de Minas Gerais é o nosso trabalho.”

Douglas Melo (MDB)

Deputado Douglas Melo (MDB)

“A pandemia foi um dos maiores desafios que enfrentamos nos últimos tempos, mas a ALMG conseguiu demonstrar todo o seu cuidado com o povo mineiro. Com a aprovação de inúmeros projetos de lei, auxiliou o Estado na prestação de apoio e assistência a todos os mineiros e mineiras, sobretudo os que mais precisam. Além disso, a Casa priorizou a segurança e a saúde dos seus profissionais. Sem dúvida, apesar das inúmeras vidas perdidas em decorrência da covid-19, o trabalho que realizamos em 2020 é algo de que devemos nos orgulhar.”

Doutor Jean Freire (PT)

Deputado Doutor Jean Freire (PT)

“Em 2019, iniciei meu primeiro mandato na ALMG, oportunidade ímpar para contribuir para o desenvolvimento do nosso estado. Foram muitas discussões e avanços alcançados nesses dois anos. A pandemia de covid-19 evidenciou a força do Parlamento na defesa da sociedade e na proteção à vida. O contexto póspandemia é de desafios para a retomada do convívio social e da economia. A Assembleia e todos os parlamentares que a compõem estão conscientes dessa nova realidade. Atuaremos em todas as frentes a fim de contribuir para o progresso de Minas Gerais.”

Doutor Paulo (Patri)

Deputado Doutor Paulo (Patri)

“Considero que o grande desafio no pós-pandemia será aprimorar o SUS, que mostrou sua importância na maior crise sanitária da humanidade. Com a suspensão das cirurgias eletivas na pandemia, haverá a necessidade de um grande esforço para cuidar de quem teve seu tratamento adiado. Para isso, será fundamental que as leis por nós aprovadas na ALMG, como a que garante a realização de exames para a detecção do câncer em 30 dias, sejam efetivamente cumpridas e que haja transparência na aplicação dos recursos do SUS.”

Doutor Wilson Batista (PSD)

Doutor Wilson Batista (PSD)

“A ALMG, uma vez mais, colocou-se na vanguarda dos acontecimentos e atuou, de maneira firme e determinada, na adoção de medidas e na construção de soluções nesse período de enfrentamento da pandemia de covid-19. Temos certeza de que tudo o que foi implementado nesse período resultará em impactos positivos na vida de todos os mineiros, que, seguramente, podem contar com o trabalho desta Casa como referencial das garantias fundamentais e da permanente busca pela igualdade e preservação de direitos.”

Duarte Bechir (PSD)

Duarte Bechir (PSD)

“Atuamos rapidamente perante a Copasa, a Cemig e o governo do Estado para que fossem suspensos os cortes de água e energia por falta de pagamento das contas. Também conseguimos aprovar projetos de minha autoria para o cadastro automático das famílias de baixa renda na Tarifa Social de Água e para impedir a apreensão de veículos nas blitzen por falta de CRLV 2020. Denunciamos as irregularidades à Aneel e impedimos o aumento na conta de luz deste ano e estamos cobrando que a Cemig devolva os R$ 6 bilhões dos consumidores, cobrados indevidamente na conta de luz.”

Elismar Prado (Pros)

Deputado Elismar Prado (Pros)

“Tivemos uma atuação efetiva diante do novo coronavírus. Aprovamos leis para combate ao avanço do vírus e para redução dos impactos da pandemia. Com nossas ações, investimentos em UTIs, respiradores e EPIs foram possíveis. Participamos, de maneira decisiva, da proteção de empregos e da manutenção do abastecimento de energia e água. Novos desafios estão por vir, como a expansão do trabalho remoto e da educação a distância, novos negócios, crescimento digital, enfim, mudanças que já vinham acontecendo e que a pandemia acelerou.”

Fábio Avelar de Oliveira (Avante)

Deputado Fábio Avelar de Oliveira (Avante)

“Nesse cenário que enfrentamos em 2020, a Assembleia Legislativa se mostrou capaz de reagir e responder de forma rápida, adequada e responsável para a contenção e o combate das múltiplas crises que decorreram da pandemia de covid-19. Proteger e resguardar nossos representados por meio de leis e ações que estão combatendo a crise atual, sem abandonar o intuito de traçar um pujante e vigoroso porvir para o Estado de Minas Gerais, esse é o papel do Parlamento mineiro.”

Fernando Pacheco (PV)

Deputado Fernando Pacheco (PV)

“Apesar da crise, a energia fotovoltaica no Estado cresceu 91,6% desde janeiro, atingindo 766,2 MW de potência instalada até novembro em geração distribuída, com R$ 3,78 bilhões em investimentos. Na geração centralizada, além dos R$ 2,4 bilhões já investidos, destaca-se a estimativa de R$ 20 bilhões até 2025. Com os aportes, sobretudo no Norte de Minas, o Estado manteve sua liderança, tornando-se exemplo de sucesso internacional e comprovando a eficácia da política de incentivo que norteia a Comissão das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos, presidida por mim.”

Gil Pereira (PSD)

Deputado Gil Pereira (PSD)

“Um grande e exitoso esforço. Posso resumir assim a postura da ALMG desde o início da pandemia do novo coronavírus. Nosso presidente, Agostinho Patrus, arregimentou, com agilidade, responsabilidade e eficácia, os recursos da Casa, para que não deixasse de executar suas funções. Os servidores foram fundamentais. Estivemos focados nas ações necessárias e também na preparação para o período do pós-pandemia. Estou seguro de que teremos êxito nas tomadas de decisão diante das incertezas que nos aguardam. Juntos, venceremos os desafios. Deus nos ampara.”

Glaycon Franco (PV)

Deputado Glaycon Franco (PV)

“Para fazer boas leis ou exercer uma fiscalização efetiva, é fundamental que a Assembleia esteja sempre aberta ao diálogo com o cidadão. Ciente desse papel, a ALMG decidiu manter seu funcionamento mesmo na pandemia, aperfeiçoando cada vez mais todos os canais de participação remota nesse período. Tenho orgulho de ter colaborado para que a escuta ao cidadão ocorresse sempre, realizando reuniões com segmentos da sociedade para colher queixas e sugestões. Só com a colaboração do cidadão podemos construir um Estado mais livre e sem burocracia.”

Guilherme da Cunha (Novo)

Deputado Guilherme da Cunha (Novo)

“Neste ano em que Minas comemora 300 anos, tivemos a crise humanitária causada pela covid-19. Em nossa atuação parlamentar, destaco o PL 1.777/20 (que originou a Lei nº 23.631), fruto da colaboração de vários deputados, com diretrizes para enfrentar a pandemia. Creio que, nos próximos anos, nossa atuação será voltada a fortalecer políticas e ações para vencer a crise sanitária, ajudar na recuperação econômica e na justiça social. Também pretendemos apoiar alternativas como o fomento ao turismo e às ferrovias – e garantir os benefícios econômicos com a ampliação desse tipo de transporte, advindos do Plano Estratégico de Transportes da PEC 43.”

Gustavo Mitre (PSC)

Deputado Gustavo Mitre (PSC)

“Quando o prenúncio da crise sanitária se aproximava de nosso estado, arregaçamos as mangas e trabalhamos ainda mais. Apresentei projetos de lei de grande relevância (que foram recepcionados pela Lei 23.631), entre os quais o que trata da obrigatoriedade dos dispensadores de álcool em gel nos estabelecimentos comerciais de Minas. Nossos olhos agora precisam focar nos desafios póspandemia. Acredito que o caminho para o desenvolvimento passa pelo suporte irrestrito às pequenas e médias empresas e pela promoção do equilíbrio fiscal.”

Gustavo Santana (PL)

Deputado Gustavo Santana (PL)

“Parabenizo a Mesa, na pessoa do presidente, assim como os servidores, que souberam reinventar o Parlamento na pandemia. Nosso cotidiano foi afetado, de reuniões remotas a adaptações regimentais. Aprovamos projetos que reduziram os impactos da covid-19, como o do estado de calamidade, que deu agilidade à máquina estatal. Votamos a Reforma da Previdência, com sensibilidade para entender o momento e defender os direitos dos servidores, dando-lhes a segurança de que, ao se aposentarem, receberão valor justo, sem o risco de o Estado não ter condições de pagá-los.”

Gustavo Valadares (PSDB)

Deputado Gustavo Valadares (PSDB)

“A ALMG, em 2020, enfrentou muitos desafios. O déficit fiscal histórico e progressivo, somado à pandemia de covid-19 e ao cenário de desigualdade e pobreza, complicou-se ainda mais. A distância e de prontidão, aprovamos a declaração de calamidade pública do governo e dos municípios de Minas Gerais, além de diversos projetos do Legislativo e do Executivo para nos adaptarmos à nova dinâmica social e econômica imposta pelas circunstâncias. A LDO aprovada teve como norte a justiça social, sem esquecer a economia. O Poder Legislativo tem cumprido o seu dever de ofício.”

Hely Tarqüínio (PV)

Deputado Hely Tarqüínio (PV)

“A Assembleia Legislativa demonstrou coragem e seriedade ao trazer as medidas de combate e prevenção à pandemia para o centro das discussões e da tomada de decisões. Com a adoção do trabalho remoto, o Parlamento não parou. Vamos continuar atuando, em 2021, para resolver a crise sanitária e buscar propostas de recuperação financeira do Estado, de combate ao desemprego e de inclusão digital. Precisamos encontrar caminhos e dar as respostas aos mineiros.”

Inácio Franco (PV)

Deputado Inácio Franco (PV)

“Neste ano atípico, em meio à grave crise contemporânea, o mineiro não deixou de dialogar para vencer o medo e permanecer unido. A ALMG superou algumas lacunas e apresentou medidas eficazes para a continuidade dos trabalhos. A impossibilidade de dar prosseguimento às atividades presenciais exigiu de deputados e colaboradores criatividade para prestar apoio à população mesmo a distância. Ser a voz dos mineiros é desafio permanente, sobretudo diante da delicada situação da pandemia. A união prevaleceu: assim é o Parlamento.”

Ione Pinheiro (DEM)

Deputada Ione Pinheiro (DEM)

“A pandemia do coronavírus não foi empecilho para que a Comissão Pró- Ferrovias trabalhasse vigorosamente em prol da retomada ferroviária de Minas Gerais: contribuímos para a implantação do Plano Estratégico Ferroviário e conseguimos a aprovação do PL 1.699/20, que institui a Política de Transporte sobre Trilhos de Minas Gerais. Além disso, viabilizamos junto ao Sesc a doação de três locomotivas e dois vagões que comporão um projeto para transportar 25 mil passageiros em Viçosa. Muitas outras boas notícias virão com as negociações que temos feito com o Dnit e a Superintendência de Patrimônio da União.”

João Leite (PSDB)

Deputado João Leite (PSDB)

“Desde o início da pandemia, a Casa deu suporte ao nosso trabalho parlamentar, utilizando tecnologia em votações remotas e permitindo nossa atuação com segurança e funcionalidade. Continuamos com o Plenário votando e aprovando vários projetos e proposições. Exemplo disso é o importante texto transformado na Lei 23.632/20, que criou o Programa de Enfrentamento aos Efeitos da Covid-19, permitindo a destinação de cerca de R$ 300 milhões para combater o coronavírus no Estado. Sabemos que o pós-pandemia será desafiador, mas estaremos atentos na defesa de todos os mineiros.”

João Magalhães (MDB)

Deputado João Magalhães (MDB)

“Desde o início da pandemia, a Assembleia não parou, tendo aprovado rapidamente a legislação de emergência para atender às necessidades da sociedade, além de promover a transparência em torno dos desdobramentos da covid-19 para garantir que a população receba as informações necessárias. É essencial reforçar o papel do Legislativo, uma vez que, nesse momento de crise, o Parlamento mostra, mais uma vez, sua relevância política. Ele deve canalizar as demandas da população e trabalhar para resolver suas necessidades nesse contexto incerto.”

João Vítor Xavier (Cidadania)

Deputado João Vítor Xavier (Cidadania)

“O ano de 2020 foi desafiador, principalmente porque a pandemia se somou ao contexto de crise fiscal de Minas Gerais. Na Assembleia, mantivemos as atividades de maneira remota e rapidamente aprovamos legislação pertinente para dar capacidade de reação ao Estado. Encerrando o ano, devemos nos preparar para o futuro. O agravamento da situação fiscal pela calamidade deverá ser atenuado com energia, agilidade e coragem, por meio de discussões de medidas necessárias para a retomada econômica de Minas.”

Laura Serrano (Novo)

Deputada Laura Serrano (Novo)

“Mesmo em tempos difíceis, a Assembleia Legislativa cumpriu seu papel para com a sociedade mineira. Durante a pandemia, votei favoravelmente a várias proposições para o combate à covid-19, visando proteger a população com celeridade e eficiência. Como pastor evangélico, atuando na área de assistência social, tenho trabalhado também no campo espiritual e assistencial, orientando o povo mineiro no combate ao contágio conforme instruções da Secretaria de Saúde e levando também uma palavra de conforto através de minhas redes sociais e pronunciamentos.”

Leandro Genaro (PSD)

Deputado Leandro Genaro (PSD)

“O Parlamento mineiro respondeu com firmeza a um dos maiores desafios de nossa história, o enfrentamento da covid-19. Entre os projetos aprovados, destaco o que tornou obrigatório o registro de raça e cor nos protocolos de atendimento, demonstrada a urgência de uma política de saúde específica para os negros, as maiores vítimas da covid. O póspandemia também exigirá muito esforço para se garantir o cumprimento do mínimo constitucional na saúde e a assistência a milhares de pessoas que se curaram, mas carregam sequelas da doença.”

Leninha (PT)

Deputada Leninha (PT)

“Seguindo as diretrizes da Mesa, nos ausentamos presencialmente do gabinete e das reuniões. Nosso trabalho precisou ser ainda mais atuante, mas, de forma remota, sem presença no gabinete ou nas bases, a fim de garantir a saúde e segurança de todos. Nesse período, esforços e projetos foram voltados ao combate à pandemia. Agora, estamos de volta ao Plenário, sem nos esquecermos de cuidados e orientações de segurança: máscara, álcool e isolamento social. Continuaremos trabalhando por todos os mineiros na luta por uma Minas melhor e sem a covid-19.”

Léo Portela (PL)

Deputado Léo Portela (PL)

“A pandemia veio comprovar que a Assembleia de Minas não se curva diante de desafios. O Parlamento mostrou a sua força, valendo-se de sua versatilidade e implantando o funcionamento remoto. Entre tantos projetos aprovados, nesta fase de ajustes à nova realidade que se impõe, destaco um de minha coautoria, que suspende a apreensão e remoção de veículos em blitz, enquanto durar a pandemia. Uma grande conquista para todos os mineiros, neste difícil período que estamos enfrentando.”

Leonídio Bouças (MDB)

Deputado Leonídio Bouças (MDB)

“A ALMG foi uma das primeiras a se organizar e criar um eficiente sistema de votação remota. Em conjunto, criamos o Programa de Enfrentamento da Pandemia e destinamos mais de R$ 300 milhões para combater a doença. Aprovamos medidas de proteção a mulheres, idosos e crianças, bem como de apoio a municípios, comerciantes e produtores rurais, entre outros setores. E não deixamos de pensar no futuro. Aprovamos a reforma da previdência, essencial para avançarmos. Com coragem para enfrentarmos os desafios, seguimos trabalhando por Minas Gerais.”

Luiz Humberto Carneiro (PSDB)

Deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB)

“Em tempos de pandemia, tivemos que nos recriar. Parabenizo a ALMG, que rapidamente colocou a votação remota em prática, garantindo o funcionamento do Legislativo. Foram vários projetos importantíssimos votados, entre os quais busquei ser sempre a favor daqueles voltados à melhoria da qualidade de vida dos mineiros e ao combate à covid-19. A luta continua, não podemos parar.”

Mário Henrique Caixa (PV)

Deputado Mário Henrique Caixa (PV)

“Não foram poucos os desafios impostos em 2020, como as enchentes que castigaram o Estado, a pandemia da covid-19 e a luta contra os retrocessos da reforma da previdência. Mesmo diante desse cenário, a ALMG se reinventou para apresentar respostas efetivas. Destaco a atuação no apoio aos pequenos municípios para lidar com os estragos causados pelas chuvas e também pelo coronavírus, bem como as ações em defesa da agricultura familiar e do setor cultural, um dos mais atingidos pela crise.”

Marquinho Lemos (PT)

Deputado Marquinho Lemos (PT)

“O ano de 2020 foi desafiador para o Parlamento. Votamos remotamente propostas emergenciais para atender aos municípios mineiros. Destaco também projetos que tiveram minha contribuição e que se transformaram em leis, como o PL 1.777/20, que dispõe sobre a adoção de medidas para o enfrentamento do estado de calamidade pública decorrente da pandemia, e o PL 1.054/19, que obriga os condomínios a comunicar situações de violência doméstica. Outra iniciativa foi a proposta para que os presos possam produzir seus EPIs e máscaras.”

Mauro Tramonte (Republicanos)

Deputado Mauro Tramonte (Republicanos)

“A crise da covid-19 evidencia um divisor de águas, e 2020 ficará para sempre marcado em todas as áreas, deixando um legado de aprendizado a todos. Na vida política, também evoluímos e mostramos que, mesmo em crises globais, é possível incentivar a participação popular na tomada de decisões. Com transparência, a ALMG atuou de maneira humanizada e atenta a seu impacto na vida das pessoas. Assim, trabalhou para envolver a população em pautas fundamentais para enfrentarmos a pandemia, mostrando que a política deve enobrecer as relações e promover diálogo em prol do bem comum.”

Neilando Pimenta (Pode)

Deputado Neilando Pimenta (Pode)

“O ano de 2020 nos fez repensar a forma de trabalhar e de atender às demandas dos cidadãos. Nas áreas em que mais atuo, que é o meio ambiente e a proteção dos animais, tivemos – e ainda estamos tendo – muitos desafios. O número de animais abandonados durante a pandemia aumentou e vimos importantes áreas verdes do Estado queimarem por conta de incêndios causados pelo próprio ser humano. Acredito que o que estamos vivendo nesse período vai nos fazer mais fortes e preparados para encarar desafios e inovar na nossa forma de atuação.”

Noraldino Júnior (PSC)

Deputado Noraldino Júnior (PSC)

“Como defensor dos animais, e dignificado pela oportunidade de ocupar o Parlamento, tenho as melhores expectativas para os trabalhos da ALMG no pós-pandemia. No que tange à funcionalidade da instituição, entendo que priorizaremos projetos que propiciem a recuperação dos setores e dos cidadãos mais vulneráveis, que foram mais impactados no período pandêmico. Minha solidariedade a eles e o meu compromisso com um trabalho ativo para uma rápida superação dos danos econômicos e sociais hoje vividos por nossa sociedade.”

Osvaldo Lopes (PSD)

Deputado Osvaldo Lopes (PSD)

“Este foi um ano atípico na atividade parlamentar, mas a Assembleia se destacou no enfrentamento dos problemas e impactos causados pela pandemia com projetos importantes. Encontramos uma forma de proteger os deputados e servidores, por meio de reuniões remotas pelo aplicativo Zoom e pelo Silegis, o que foi uma inovação promovida pelos próprios servidores da ALMG, demonstrando a qualificação dos profissionais que trabalham na Casa do Povo. Ainda virá o período pós-pandemia, quando vamos ter que nos atentar para a economia e a geração de empregos.”

Professor Cleiton (PSB)

Deputado Professor Cleiton (PSB)

“A atual legislatura se iniciou tendo no seu horizonte o desafio de elaborar e aprovar medidas que reequilibrassem as contas do governo de Minas, e também de adotar providências que estimulassem a retomada do desenvolvimento econômico do Estado, gerando empregos e atraindo investimentos. Tarefa árdua, como se supõe. A pandemia de covid-19 foi o pior do imponderável que poderia nos acontecer. Nosso papel é dar voz ao povo na busca de saídas para essa crise, que é inicialmente econômica e depois ganha caráter de saúde pública.”

Professor Irineu (PSL)

Deputado Professor Irineu (PSL)

“O ano de 2020 foi atípico e, mesmo com a pandemia, a Casa manteve seu trabalho, com reuniões a distância e trabalho remoto, e produzimos muito. Tive um projeto aprovado que, em razão da pandemia, suspendeu todos os prazos relativos aos concursos públicos. Na Comissão da Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência, da qual sou presidente, fizemos boas reuniões e tivemos avanços nas pautas, assim como na Comissão de Cultura, colocando em prática a Lei Aldir Blanc, para auxiliar artistas do Estado. E é isto o que espero que a Casa continue fazendo: muito trabalho e avanços.”

Professor Wendel Mesquita (Solidariedade)

Deputado Professor Wendel Mesquita (Solidariedade)

“O ano de 2020 foi um período desafiador para todos nós. Em Minas Gerais, não temos dúvida de que o Parlamento mineiro se destacou não somente na aprovação de importantes resoluções em benefício da sociedade mas também no enfrentamento do novo coronavírus. Através das emendas parlamentares individuais, cerca de R$ 300 milhões foram destinados para o combate à pandemia. Temos certeza de que o cenário pós-pandemia necessitará do empenho de todos nós e da participação direta da sociedade.”

Raul Belém (PSC)

Deputado Raul Belém (PSC)

“Estamos vivendo momentos de muitas incertezas, com grandes perdas e crises em vários setores da economia mineira causados pela pandemia. Minhas ações como deputado seguem de forma a viabilizar com agilidade o bom funcionamento do estado e dos municípios, para que nada falte em termos de assistência aos cidadãos mineiros. Seguirei fiscalizando a Cemig para que seja mantido o congelamento do aumento abusivo das contas. Seguirei com o foco na preservação da vida e no trabalho diário para o melhor para nossa Minas Gerais."

Repórter Rafael Martins (PSD)

Deputado Repórter Rafael Martins (PSD)

“Tivemos que nos adaptar e buscar maneiras de não deixar a população distante das ações do Legislativo. Com organização, conseguimos realizar remotamente nosso trabalho e descobrimos novas perspectivas. A internet aproxima as pessoas e, para nós, que temos um estado para representar, desenvolver esse novo conceito de relacionamento foi muito importante. Esse formato de participação é fundamental para que possamos debater a retomada do desenvolvimento de Minas, ouvindo diversos setores da economia por todo o Estado.”

Roberto Andrade (Avante)

Deputado Roberto Andrade (Avante)

“O Parlamento mineiro soube se reinventar na pandemia, fazendo-se presente com reuniões e votações remotas, de forma desafiadora, buscando sempre o cumprimento de seu papel. O Legislativo redirecionou R$ 300 milhões para atender às regiões mais atingidas por essa terrível doença. Trabalhamos de forma assertiva, elaborando e aprovando importantes projetos. Também em nosso gabinete, apresentamos 11 projetos de grande relevância para que as ações de combate à pandemia pudessem ser implementadas e seus impactos fossem minimizados.”

Rosângela Reis (Pode)

Deputada Rosângela Reis (Pode)

“Apoio as decisões e providências iniciais para a conter a disseminação do vírus. Mas, após o recesso, entendo que devíamos ter retornado, com os devidos cuidados. A essência do trabalho da ALMG é o permanente debate com a sociedade. Aprovamos leis importantes, mas a votação remota suprimiu prerrogativas legais dos deputados, prejudicando uns de seus principais papéis: fiscalizar e legislar, garantindo nossas atribuiçõese competências. Manter esse modelo, sob acordo de líderes, retira valiosas etapas do processo e pode ter graves consequências, com atrofiamento do Legislativo estadual.”

Sargento Rodrigues (PTB)

Deputado Sargento Rodrigues (PTB)

“A Assembleia, desde que reconhecida a covid-19 entre nós, não hesitou em multiplicar forças para responder ao novo desafio. Criou de pronto um rito especial que resultou em produtividade elevada, com resposta ágil a demandas urgentes, inclusive em projetos relacionados ao enfrentamento da pandemia. Criou também uma nova regulamentação para o funcionamento das comissões. Com trabalho remoto de alta qualidade, deu, a meu ver, correto seguimento às lições mineiras de ética e responsabilidade, tornando-se, mais uma vez, referência.”

Sávio Souza Cuz (MDB)

Deputado Sávio Souza Cuz (MDB)

“Diante da impossibilidade de estarmos presentes fisicamente nos municípios e de recebermos a população aqui no gabinete, criamos o “Na Estrada On-line” para conversarmos com os prefeitos e as lideranças, por meio de uma plataforma digital, com transmissão ao vivo pelo Facebook. Assim, não interrompemos o atendimento aos municípios e conseguimos atender suas demandas, destinar recursos e ainda acompanhar e orientar as ações de combate à covid-19. Vivemos tempos difíceis, mas não podemos nos afastar do cidadão quando ele mais precisa de nós.”

Tadeu Martins Leite (MDB)

Deputado Tadeu Martins Leite (MDB)

“Diante da situação crítica de saúde pública, o Parlamento não se furtou em trabalhar para minimizar os efeitos da pandemia. Afirmo que 65% de minhas indicações para emendas parlamentares foram referentes à saúde. Dezesseis ambulâncias e 12 veículos foram adquiridos por secretarias municipais de saúde para transporte de pacientes. Farmácias municipais tiveram estoques recompostos e postos de saúde puderam receber verbas extras. A ALMG e meu gabinete agiram ativamente para fortalecer a saúde e levar segurança sanitária a nossa gente.”

Thiago Cota (MDB)

Deputado Thiago Cota (MDB)

“Mesmo com todas as adversidades de 2020, seguimos adiante com nossas ações. Apresentei projeto de lei para minimizar os impactos econômicos da pandemia. Ele integrou uma proposição consolidada com várias medidas de enfrentamento à covid-19. Tive a honra de ser relator dessa e de outras duas propostas, todas traçando caminhos para lidarmos com a pandemia. Foram todas aprovadas na forma dos substitutivos que apresentei. O Legislativo respondeu com prontidão ao cenário que 2020 nos impôs, garantindo o melhor para Minas e para os mineiros.”

Tito Torres (PSDB)

Deputado Tito Torres (PSDB)

“Além de contribuir para o chamado ‘Projetão’ (que garantiu mais de R$ 300 milhões à saúde), destinei recursos diretos aos principais hospitais e UBSs do Sul e do Sudoeste de Minas. Destaco ainda quatro leis de minha autoria para amenizar os impactos da pandemia, como a Lei 23.641, que impôs medidas de proteção contra a covid-19 aos trabalhadores e à população dos municípios cafeeiros. Como líder da Minoria, ainda fiscalizei as ações do governo no combate ao coronavírus e cobrei investimentos na saúde e na educação e melhorias nos serviços de energia elétrica.”

Ulysses Gomes (PT)

Deputado Ulysses Gomes (PT)

“A Assembleia de Minas respondeu com rapidez e eficiência aos desafios sanitários e, simultaneamente, sustentou a necessária produção legislativa referente à pandemia. Agora, nesta etapa híbrida de funcionamento, igualmente deverá se concentrar nos aspectos fiscais, tributários e econômicos em geral, sobretudo naqueles voltados emergencialmente à retomada da produção e do emprego.”

Virgílio Guimarães (PT)

Deputado Virgílio Guimarães (PT)

“O Parlamento mineiro tem atravessado a pandemia do novo coronavírus com muito trabalho e dedicação. Historicamente, a ALMG não se furta de seus compromissos com os mineiros e, nesse momento, não foi diferente. Adequamo-nos a essa nova realidade, criando diversas frentes de trabalho remoto e, em casos excepcionais, de forma presencial, respeitando todos os cuidados necessários. Foram centenas de proposições apresentadas, sempre pensando em colocar Minas e os mineiros em primeiro lugar.”

Zé Guilherme (PP)

Deputado Zé Guilherme (PP)

“Neste ano, atípico devido à pandemia de covid-19, atuamos principalmente em prol da saúde e do bem-estar da população, aprovando projetos de lei que visam à proteção da população e de setores essenciais. Com a aprovação dessas matérias, objetivamos proporcionar um melhor equilíbrio entre as ações do Estado e os interesses da população, trabalhando com afinco para que essas conquistas se perpetuem. O mundo póspandemia trará muitos desafios, mas, com uma Assembleia Legislativa ativa, conseguiremos superá-los, atendendo às carências e necessidades dos mineiros.”

Zé Reis (Pode)

Deputado Zé Reis (Pode)