Cultura

  • Plano Estadual de Cultura: a Assembleia trabalhou intensamente para aprimorar projeto que continha o plano, que acabou sendo instituído pela Lei 22.627, de 2017. Foi realizado um fórum técnico, no interior e na Capital, para promover ampla discussão com a sociedade sobre as políticas públicas da área.
  • Debates: um debate público promovido pela Assembleia colheu sugestões para aprimorar o Projeto de Lei 4.450/17, que instituiu o Sistema Estadual da Cultura, o Sistema de Financiamento à Cultura e a Política Estadual de Cultura Viva.
  • Fórum do livro: também foi destaque o Fórum Técnico Semeando Letras, que realizou sete encontros regionais e uma consulta pública. As sugestões da sociedade civil vão contribuir na elaboração do Plano Estadual do Livro, que tem como metas valorizar o livro e democratizar o acesso às bibliotecas.
  • Audiovisual:financiamento da produção audiovisual e as alterações nos editais da Agência Nacional de Cinema (Ancine) foram discutidos pela Assembleia, com a participação de produtores, cineastas e atores, que teceram críticas às mudanças. Foi, ainda, aprovada a lei que institui a política de fomento ao audiovisual no Estado, voltada para a promoção e o incentivo à cadeia produtiva do audiovisual em Minas Gerais.
  • Música: audiência discutiu processo que tramita no STF que pode significar o fim da Ordem dos Músicos. Categoria protestou na Assembleia e pediu renovação da entidade representativa. Outro destaque foi a aprovação da Lei 23.246, que declara o Coral Lírico de Minas Gerais como patrimônio histórico e cultural do Estado.

Novas leis

Lei 20.160: institui a política de fomento ao audiovisual no Estado. Entre os seus objetivos, estão o estímulo à produção audiovisual em todas as regiões do Estado e a interação com os setores de exibição, distribuição e difusão de obras.

Lei 22.944: criou o Sistema Estadual de Cultura, o Sistema de Financiamento à Cultura e a Política Estadual de Cultura Viva, para fundamentar políticas públicas de longo prazo e reverter as desigualdades causadas pela atual distribuição dos recursos.

Lei 22.627: criou o Plano Estadual de Cultura de Minas Gerais, que tem um dos seus princípios a regionalização das políticas públicas do setor.

Lei 22.765: instituiu a Política Estadual de Turismo, para democratizar o acesso a destinos e produtos turísticos e reduzir desigualdades regionais.