Desenvolvimento Econômico

  • Comissão: em 2016, foi criada a Comissão de Desenvolvimento Econômico, que teve suas atribuições ampliadas abrangendo as competências da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo.
  • Ferrovias: criada em junho de 2018, a Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras realizou 14 audiências públicas, nove visitas e 15 reuniões. Entre as atividades, deputados se reuniram em Brasília e em Belo Horizonte com gestores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para debater a renovação de concessões. O relatório final da comissão, apresentado em dezembro de 2018, contém recomendações ao Poder Público para a recuperação e ampliação da malha ferroviária do Estado.
  • Energia renovável: debate público sobre energia de fontes renováveis demonstrou o potencial das energias fotovoltaica, eólica e da biomassa.
  • Confins: audiência discutiu a implantação do Aeroporto Industrial de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A ausência de segurança jurídica e a complexa legislação tributária foram apontadas como entraves para sua imediata instalação.
  • Startups: fórum técnico sobre as startups em Minas reuniu empreendedores no interior e na Capital, para discutir políticas públicas para o setor.
  • Furnas: o lançamento da Frente Parlamentar contra a Privatização de Furnas também marcou o posicionamento da Assembleia contra a desestatização da Eletrobras, prevista no Projeto de Lei Federal 9.463/18, em tramitação na Câmara dos Deputados.
  • Gastronomia:Plano Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia foi debatido na ALMG, com o objetivo de unificar iniciativas no segmento e fomentar a cadeia produtiva.

Novas leis

Lei 22.866: altera a legislação do Fundo de Fomento e Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Fundese) para permitir o financiamento e a implantação de sistemas de micro e mini geração de energia solar em cooperativas e empresas de pequeno porte.

Lei 22.549: promove o incentivo à energia solar, ao tornar livre de impostos o fornecimento de equipamentos, peças, partes e componentes utilizados para microgeração e minigeração da energia fotovoltaica.

Lei 21.713: fomenta o desenvolvimento da produção e da comercialização de energia fotovoltaica no Estado, diversificando a matriz energética de Minas com uma fonte de energia sustentável e promovendo o adensamento da cadeia produtiva de energia no território mineiro.