Educação para Cidadania

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) tem propiciado a jovens de várias regiões do Estado a participação e a formação política. As propostas validadas por eles são encaminhadas à Comissão de Participação Popular da Assembleia e servem de base para políticas públicas e projetos de lei.

Direitos humanos, segurança pública, mobilidade urbana, educação política e violência contra a mulher foram temas das últimas edições do projeto, que completou 15 anos em 2018. A mobilização dos jovens nas redes sociais, com a página própria do PJ Minas no Facebook, enriquece as discussões e a troca de experiências entre os diversos municípios.

  • Violência contra a mulher:PJ Minas de 2018 teve a participação de jovens de 81 municípios. Um total de 2.651 estudantes discutiram propostas para combater a violência contra a mulher. Dentre elas, uma que se destacou na etapa final foi disponibilizar delegacias móveis especializadas em violência contra a mulher para os municípios que não dispõem desse órgão.
  • Currículos: a implementação de conteúdos sobre cidadania e a Constituição nos currículos escolares, assim como propostas para democratizar a gestão pública da educação, foram sugestões aprovadas pelos estudantes que participaram do PJ Minas 2017. Cerca de 2 mil jovens de 63 municípios debateram a educação política nas escolas.
  • Mobilidade urbana: o tema mobilizou as discussões de 2016, quando foram apresentadas sugestões como programa de incentivo para a construção de ciclovias e bicicletários e implantação de sistema de transporte ferroviário de abrangência metropolitana e regional.
  • Segurança e direitos humanos: em 2015, os estudantes discutiram os temas e propuseram a criação de lei para punir qualquer tipo de discriminação contra homossexuais, bissexuais ou transgêneros; a ampliação de projetos de prevenção à criminalidade; mais incentivos fiscais para empresas que promovem oficinas culturais e esportivas em escolas; e a instalação de casas de apoio às vítimas de violência doméstica e aos moradores de rua.