CANAIS DE DIÁLOGO

 

A cada ano, o Legislativo mineiro busca aprimorar seus canais de interação com a população e com lideranças regionais para que os temas de interesse da sociedade possam ser discutidos de forma cada vez mais democrática.

Em 2021, a aprovação do Direcionamento Estratégico da ALMG para os próximos dez anos confirmou a orientação de exercer a representação política com a participação da sociedade.

A pandemia da Covid-19 fez com que a Assembleia redobrasse os esforços para que o diálogo com a população não ficasse prejudicado pela redução da possibilidade do contato presencial. Exemplo disso foi o uso das redes sociais, como o canal da Assembleia no YouTube para transmissões ao vivo. O Recomeça Minas, plano de retomada da economia mineira, foi apresentado e discutido com grande participação das regiões do Estado, por meio desse canal, resultando na Lei 23.801, de 2021.

A TV Assembleia iniciou o projeto de expansão do seu sinal no interior e poderá quadruplicar seu alcance territorial e aumentar em 65% o seu potencial de audiência, levando aos mineiros todas as informações e debates do dia-a-dia da ALMG. Também a Rádio Assembleia retomou a parceria com as 240 rádios mineiras, que também estava suspensa em razão da pandemia.

O investimento da Assembleia, contudo, não foi apenas para garantir o acompanhamento remoto das atividades parlamentares. Em novembro, com a flexibilização dos protocolos da crise sanitária, foi inaugurado o Centro de Atendimento aos Prefeitos e Prefeitas (CAPP), no andar térreo do Palácio da Inconfidência. O espaço foi criado para que os chefes dos executivos municipais, lideranças fundamentais na representação dos interesses das regiões, possam ser recebidos com mais agilidade e conforto na Assembleia. 

No Portal, também foi criada uma página para abrigar informações sobre a Procuradoria da Mulher, criada pela Resolução 5.299, de 2021.